Páginas

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Cine Niterói: Agência FM revela mais uma sala

Mais uma ex-sala de cinema em São Paulo é trazida à tona aos amigos internautas de Agência FM. Desta vez, Cine Niterói, ícone dos nipônicos. Este é mais um exemplo que o "homem constrói mas também destrói coisas belas"

Clique na imagem para ampliar
Localizado nas esquinas de Rua Barão de Iguape com Avenida Liberdade, região central de São Paulo, fundado no final de 1968, iniciou como Cinema Liberdade e, depois do fechamento do Cine Niterói - para construção da Ponte Osaka, perto do viaduto que liga o centro com a região leste da cidade -, passou a se chamar Cine Niterói. Foi um marco na vida dos nipônicos cuja ideia surgiu na pequena cidade de Santa Mariana, ao Norte do Paraná. Sua programação tinha como proposta exibir somente filmes da colônia. Com as dificuldades, ficou bem diversificada, inclusive com filmes brasileiros, sendo "A dama do Cine Shangai", uma de suas últimas projeções. Mas, quem quisesse assistir filmes sobe Samruais, era no Cine Niterói, mesmo.

Assim, em busca de um 'mapeamento' sobre às atuais funções ou não dos antigos prédios que abrigaram salas de cinema, nos leva ao Cine Niterói. Como se pode perceber, o prédio está passando por uma reforma. Reforma essa que, não foi permitido revelar sobre qual o ramo de comércio que ocupará as novas instalações.

Mistério \ aventura

A busca teve um 'q' de aventura, afinal se está falando da Sétima Arte, cheia de mitos e astros ao redor do mundo. Após foto tranquila feita da geral do prédio, localizou-se uma entrada com uma guarita que, apesar de ter um capacete e uma lanterna sobre um balcão, sua situação era de quase abandono. Ao fundo do terreno baldio e um banheiro com porta aberta. Como não existia ninguém para pedir autorização, faz-se as primeiras fotos (arcos, via buraco na parede). Então, sem se notar, surgiu uma pessoa entre os escombros que orientou não tirar fotos pois a atual proprietária ficaria brava. Expliquei que a função é meramente cultural etc... e tal. "Olhe, eu sei e entendo isso, mas o meu chefe de segurança pode aparecer e ficar zangado também', disse o rapaz com voz de dublador de Toshiro Mifune. Esta pessoa não foi mais vista durante e nem depois, desapareceu após desferir a frase seguinte.  

Argumentou-se novamente e, então, ele balbuciou "Somente vim aqui eu não estou aqui". Entendemos assim, como a liberação para mais fotos. Aproveitamos para fotografar o local onde ficava a tela e os tradicionais arcos. O restante, o local das mil poltronas, um monte de entulhos típicos de construção.

Niterói \ nome

No ano de 1953, a família Tanaka inaugurou o Cine Niterói, na Rua Galvão Bueno, o qual nos referimos no início da reportagem. O espaço acabou se transformando no centro da comunidade nipônica. A idéia de montar o empreendimento, no entanto, surgiu bem longe da capital paulistana, em Santa Mariana, no norte do Paraná. Foi ali que Shiguezi Tanaka se instalou com a mulher e quatro filhos, em 1924. Haviam deixado uma fábrica de botões para tentar a sorte nas lavouras brasileiras. O intuito era ganhar um bom dinheiro e voltar para terra natal. Ficaram aqui mesmo. Tanaka, Yoshikazu e Susumu, este último não somente era o mais velho mas teve a sensibilidade de abrir o cinema, melhor, um complexo com hotel. (Francisco Martins).


VEJA outros CINEMAS neste site ou links:




Windsor: http://formasemeios.blogs.sapo.pt/1168229.html

2 comentários:

Raimundo José disse...

AH! Essa antiga e querida cidade onde fazem tudo para eliminar sua apaixonante historia. Todos precisamos lutar contra esse comportamento por meros interesses.

Agenor Travaglini disse...

Visitei todos os links indicados, matérias muito interessantes de quem faz notícia boa.