Prefeitura lança campanha “Beijinho no Ombro e Camisinha no Bolso” para o Carnaval
Lucinha Araújo, mãe do cantor Cazuza |
A Prefeitura do Rio de Janeiro (Brasil) lança campanha e videoclipe institucional da campanha "Rio Carnaval Sem Preconceito — Beijinho no Ombro e Camisinha no Bolso".
Artistas, personalidades, empresários, jovens, casais e até grupos familiares participaram das gravações e mandaram, também, um recado direto contra todo e qualquer tipo de preconceito (homofobia, intolerância, racismo, discriminação, transfobia, injustiça, machismo, xenofobia, exclusão, segregação, violência, bullying). A cantora Valesca Popozuda, autora do sucesso "Beijinho no Ombro", é a madrinha da campanha, que conta ainda com a participação voluntária de Lucinha Araújo, David Brasil, Lorena Simpson, Nicole Nandes, Clarisse Miranda e outros. Madrinha da campanha, a cantora Valesca Popozuda disse que ficou feliz ao ver um verso da sua música — "Beijinho no Ombro" — ser utilizada para conscientizar as pessoas e no combate ao preconceito: A empresária Lucinha Araújo, mãe do cantor Cazuza, lembrou que carnaval é uma época em que as pessoas se descuidam:
Contra o preconceito
A campanha "Rio Carnaval Sem Preconceito" completa três anos de atividades, com objetivo de orientar e informar cariocas e turistas sobre os mais diversos tipos de preconceito (religioso, racial, de gênero, por orientação sexual, etc.), as formas de denunciá-los e os direitos dos cidadãos. Na ventarola, um QR Code levará o público para o site da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual (www.cedsrio.com.br). Lá, será possível obter inúmeras informações úteis e especialmente saber como denunciar situações de preconceito e discriminação e também saber da programação de carnaval do Rio de Janeiro. Para conscientização e prevenção, também serão distribuídos preservativos masculinos e femininos e gel lubrificante. Os agentes estarão identificados com o uniforme da campanha da Secretaria Municipal de Saúde com o slogan: "Beijinho no ombro, camisinha no bolso".
Testagens de HIV
Mais de 60 mil testagens para HIV e sífilis foram realizadas em apenas dois dias pela Secretaria Municipal de Saúde nas unidades da rede de atenção, na última campanha de prevenção, em dezembro, que contou ainda com vacinação contra a hepatite B. A Prefeitura do Rio dispõe de teste rápido em suas unidades de saúde. Para saber qual unidade procurar, entre no site: www.rio.rj.gov.br/web/sms/onde-ser-atendido
Nenhum comentário:
Postar um comentário