Páginas

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

O padre que amava linguiça

Filho de imigrantes nascido em Timbó, Santa Catarina (Brasil), em 12 de maio de 1922, Gerhard Fredrich Von Bell, foi ordenado padre em Florianópolis onde fora seminarista, estudou e morou até 1946. Depois fixou residência na cidade natal, Timbó, próxima a Blumenau.

Padre Von Bell era especialista em linguiça. Não uma  linguiça qualquer, mas sim a defumada. Foi ele um dos pioneiros em manusear linguiça no País, melhor, que introduziu a arte do fumeiro. A família do padre gostava de linguiça, a arte do fumeiro ele aprendeu com o avô paterno, um idoso alemão de Frankfurt.

Padre Geraldo, como era chamado pelos mais próximos, adorava comer principalmente linguiça, por isso sua forma arredondada. Uma alma caridosa, gostava muito de dar linguiças aos indigentes que, semanalmente faziam fila na porta de sua igreja.

Conta a história que, certo dia o padre exagerou na quantidade de linguiça e veio a morrer debruçado em um bom prato de linguiças. "Comeu demais e sofreu fulminante indigestão", atesta o laudo de sua autópsia. Padre Gerhard morreu em Blumenau, em 10 de agosto de 1990.

Nenhum comentário: