Páginas

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Artes plásticas: Lucas Gassel e Joos de Momper

Perfil de dois grandes expoentes das artes plásticas belga, Gassel e Joos

Lucas Gassel nasceu em Helmond, em 1.480. Foi aluno de Karel van Mander. Gassel foi um pintor paisagista muito admirado por Dominicius Lampsonius, who de quem era amigo também.


Despontou para pintura a partir de 1520, na Antuérpia (Bélgica). Sua fama como paisagista se espalhou pela Holanda e grande parte da Europa. Mudou-se para Bruxelas, onde viria a morrer em 1.555. O artista provou do sucesso e da reputação de grande pintor um anos antes de morrer, quando da exposição com 50 telas em Bordeaux, em 1954.
----------------------------------------------------------------
Joos de Momper: paisagista


Mais conhecido como  Josse de Momper, nasceu em 1.564, foi um dos mais importantes paisagistas flamenco. Suas obras eram bem valiosas exemplo El Viejo. Foi influenciado por Pedro Pablo Rubens.  O artista era talentoso na pintura, mas era inconstante na escrita de seu nome, assinatura, era também conhecido por Joost, Joes o Jodocus.



Nascido em 1564, em Amberes (Bélgica), Joos começou seu aprendizado com um padre pintor, Bartholomeu de Momper. Entrou para fazer parte do grupo San Lucas, uma associação de pintores muito respietada, em 1.581. Em 1611 passaou a diretor da entidade. Nos anos 1580 ele viajou para Itália para estudar arte e, lá, conheceu Lodewijk Troeput. Em 1.594 retorna para Amberes, onde participa da decoração para construção do arqueduque Ernesto.

Estilo

Nesta época, Momper simbolizava que seu próximo 'passo' seria o maneirismo, o barroco. O pintor retratou principalmente, as paisagens e fantasia locais como realistas. Foi um dos primeiros a seguir a graduação de cores usadas pelos maneiristas na sequência pictórica.: marrón no primeiro plano, verde escuro depois e azul de fundo. Suas paisagens sobre ponto de vista mais realistas, adotava cores mais naturais.

Suas telas, quase panorâmicas, sempre apresentavam grupos de figuras. Já em outras paisagens ele retratava sua terra natal com paixão tanto no inverno quanto no verão. Deixou seguidores, entre os quais Seghers. O artista plástico, tinha por mania não datar suas telas. Somente duas de quase mil telas são datadas. Joos de Momper morreu no ano de 1.635, em Armeres.

Nenhum comentário: