O Tocantins recebeu, neste fim de semana, 58 médicos cubanos que fazem parte do Programa Mais Médicos, do Governo Federal. Eles irão atuar em 40 cidades do interior e nos polos do Distrito Sanitário Indígena de Santa Fé e Tocantínia. Outros três profissionais que compõe os 61 médicos desta etapa chegam ao Estado durante esta semana.
Até agora são 101 médicos do Programa que estão atuando em 57 municípios e nos cinco polos do Distrito Sanitário Indígena (Formoso do Araguaia, Tocantinópolis, Tocantínia, Santa Fé e Itacajá). O casal de médicos Niurkis Ávila e Yoel Sobrado vão atuar em Taguatinga.
O programa Mais Médicos foi lançado em julho deste ano com o objetivo de ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país. De acordo com o consultor internacional da Organização Panamericana de Saúde, o médico cubano Rubens Cierra del Valle, os profissionais que estão no Tocantins, apesar de estarem em fase de adaptação, estão satisfeitos com o trabalho. “Os médicos vieram para prestar assistência medica à população e isso esta sendo feito da melhor forma possível. Em janeiro o Tocantins deve ser beneficiado com mais profissionais e a cobertura médica passará para até 90%”, explica Del Valle.
Semana de Acolhimento
Começa nesta segunda, 2, e vai até dia 6, a Semana de Acolhimento dos médicos cubanos, onde eles receberão informações sobre o Estado e os municípios que irão atuar. Já no dia 6 de dezembro, os profissionais seguirão para os municípios onde irão trabalhar. As palestras acontecem no Hotel Estrela, a partir das 14h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário