Cliente deve fugir das compras de última hora e pesquisar os preços antes de adquirir produtos, evitando compras por impulso
A Fundação Procon-SP auxilia consumidores a evitarem prejuízos durante as compras de fim de ano. Entre as dicas, o órgão orienta o cidadão a fugir das compras de última hora, comprando com antecedência. É importante também pesquisar os preços antes de adquirir produtos, evitando compras por impulso.
No caso de compras a prazo, como os juros não são tabelados, o consumidor deve pesquisar as taxas praticadas entre as financeiras. O preço à vista em moeda corrente deve estar acessível, assim como o montante de juros de mora da taxa efetiva anual de juros, acréscimos legalmente previstos, número e periodicidade das prestações e valor total a pagar.
Quando for trocar produtos, o cliente deve saber que as lojas físicas não são obrigadas a efetuar trocas por causa do tamanho do produto ou porque o presenteado não gostou. Já nas compras feitas pela internet ou telefone, o consumidor pode exercer o direto de arrependimento no prazo de sete dias, a partir da data da compra ou do recebimento do produto.
Para mais dicas, acesse o Blog "Educação Para o Consumo" da Fundação Procon-SP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário