Ótima estreia - filme multinacional "Trem Noturno para Lisboa" adaptado do bestseller de Pascal Mercier
Coproduções com profissionais de vários países traz "Trem Noturno para Lisboa" - 2013, do dinamarquês Bille August.
Trata-se de uma adaptação do livro homônimo de Pascal Mercier, pseudônimo do professor suíço de filosofia Peter Bieri, que retrata a jornada de investigação e autoconhecimento de Raimund Gregorius (Jeremy Irons), também um professor que se entrega à ideia de viver o momento, o famoso carpe diem do poeta romano Horácio.
Depois de ler e se identificar com as palavras de Amadeu do Prado (Jack Huston), escritor português cuja obra conheceu ao ficar com um livro dele que pertencia a uma mulher que o professor impediu de se jogar de uma ponte, Raimund decide largar sua vida estabelecida em Berna e pegar o trem noturno que partia da capital suíça com destino para Lisboa.
Filho de um juiz conservador (Burghart Klausner), Amadeu não compartilhava a opinião do pai, de quem nunca conseguiu respeito e atenção, muito menos da Igreja Católica, de quem recebia os ensinamentos durante o tempo de internato. Foi lá que ele conheceu Jorge (August Diehl), que se tornaria seu melhor amigo e até um parceiro de profissão, pois este se formaria em Farmácia, enquanto Amadeu ficou com a Medicina.
Um elenco competente com Jeremy Irons é acompanhado no elenco por compatriotas - Jack Huston, Tom Courtenay, Christopher Lee e Charlotte Rampling-, além de colegas de vários lugares da Europa: a francesa Mélanie Laurent, os alemães Martina Gedeck, Burghart Klausner e August Diehl, o suíço Bruno Ganz, a sueca Lena Olin, o moçambicano Marco D'Almeida e alguns coadjuvantes e figurantes portugueses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário