Juízes passam por treinamento intensivo para aprimorar relacionamento com a mídia
BRASÍLIA (D.F.) BRASIL - Vinte juízes participantes da primeira edição do curso O Magistrado e a Mídia tiveram uma sexta-feira (27) de intensa imersão no mundo dos meios de comunicação. A qualificação, promovida pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo (Enfam).
No treinamento intensivo, na sede do STJ, os juízes – que vieram dos Tribunais de Justiça de Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e Piauí e do Tribunal Regional Federal da 1ª Região – enfrentaram um circuito de cinco entrevistas: coletiva, ao vivo em estúdio de TV, ao vivo para rádio, por telefone para meio impresso e por escrito para a internet.
Crise de imagem
Todas as entrevistas da dinâmica foram produzidas individualmente para cada magistrado, com base em seus currículos e decisões mais importantes. Além disso, os magistrados participaram de uma oficina de crise de imagem, comandada pelo jornalista Hélio Martins, do Nues/JFSP. Os juízes tiveram de propor soluções para uma situação hipotética com potencial de afetar a credibilidade do Judiciário.
Os magistrados serão avaliados individualmente e, posteriormente, receberão um relatório personalizado com os pontos fortes e os que podem ser aprimorados. Também serão avaliadas a postura, clareza e habilidade de evitar erros e “saias justas”. Segundo Hélio Martins, esse formato traz bons resultados e permite uma visão acurada do trabalho a ser realizado na área de comunicação.
O formato agradou a vários participantes do curso. A juíza Mariana Machado, do TJPI, avaliou como produtivas as atividades do curso. “Sempre fico um pouco ansiosa antes de entrevistas e esse tipo de treinamento ajuda muito a superar esse nervosismo”, opinou. Outro participante, o juiz Murilo Vieira, de TJGO, disse ter realmente sentido a pressão nas entrevistas, especialmente na do estúdio de TV e na coletiva. “Aprendi muito sobre a comunicação. Acho que já posso até virar jornalista”, brincou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário