Serra de Aratanha e Baturité, apenas a 100 km de Fortaleza, encontra-se um ambiente com uma temperatura que varia em torno de 17 a 22ºC. Formado pelos municípios de Pacatuba, Guaiúba, Maranguape, Redenção, Baturité, Mulungu, Aratuba, Guaramiranga, Pacoti e Palmácia, o Roteiro das Serras de Aratanha e Baturité é ideal para quem busca curtir o que a natureza tem de melhor.
Começando por uma exuberante floresta, que mantém mais de 170 espécies vegetais e uma grande variedade de animais. A diversão é garantida nos rios, espelhos e quedas d'água. Pescaria, canoagem, rappel, voo livre, caminhadas, cavalgadas, ciclismo e observação de pássaros são apenas algumas maneiras de aproveitar as belezas naturais da região. Vale a pena conhecer também o cultivo de cana-de-açúcar e de café que enriquecem tanto a paisagem, quanto a economia das serras.
Os pontos históricos da região também chamam atenção, como as estações ferroviárias, os museus, as antigas fazendas de café e as igrejas. Outro grande atrativo da região são os eventos culturais, como o Festival de Jazz & Blues e Festival Nordestino de Teatro, ambos em Guaramiranga e o Chitão de Baturité, grande destaque durante as festas juninas.
A beleza arquitetônica das antigas construções como os engenhos de cana-de-açúcar, os alambiques e as casas de farinha são obras que os turistas não devem deixar de visitar. Além de conhecer tudo isso, quem visita as Serras de Aratanha e Baturité ainda se delicia com a culinária típica das comunidades, como a cachaça, a rapadura, o alfenim, o caldo-de-cana, a tapioca e o beiju, que conquistam qualquer paladar de visitante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário