Páginas

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Tecnologia facilita construção de próteses

O Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI/MCTI) levou à ExpoT&C o Programa de Tecnologias 3D na Medicina, que usa computação gráfica e prototipagem rápida no planejamento de cirurgias ortopédicas complexas. 

A mostra de ciência, tecnologia e inovação integrou a 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O CTI Renato Archer desenvolveu o software livre InVesalius, que lê imagens de exames como tomografias e ressonâncias magnéticas e as converte em modelos virtuais tridimensionais, que podem ser impressos em protótipos reais. A técnica já foi usada em mais de 2,5 mil cirurgias, facilitando o planejamento e a construção de próteses.

Na última terça-feira (23), o diretor do CTI Renato Archer, Victor Mammana, falou sobre as atividades do Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva (CNRTA). O Centro nasceu em 2012 para possibilitar a interação entre as várias iniciativas e práticas no campo da Tecnologia Assistiva, desenvolvidas tanto pelos setores acadêmico e produtivo, quanto por entidades especializadas no atendimento a pessoas com deficiências e órgãos governamentais.  A criação do CNRTA visa produzir, em médio prazo, um grande impacto no cotidiano daqueles que possuem alguma deficiência, visto que a Tecnologia Assistiva fornece a eles recursos para que tenham equiparação de oportunidades em múltiplas esferas da vida.

Nenhum comentário: