Páginas

terça-feira, 16 de julho de 2013

Raimundo José e Pascoal Meirelles

Quando dois mineiros e amigos de longa data se encontram às recordações vão do pãozinho de queijo ao DCE (Grêmio Estudantil de Belo Horizonte). Estamos falando sobre Pascoal Meirelles e Raimundo José cujos nomes ecoam sonoramente dentro e fora do Brasil.

Raimundo José e Pascoal Meirelles/Foto:
autoria da cantora Valéria Soares



Em recente apresentação do baterista Pascoal Meirelles, no Sesc SP, Raimundo José intérprete de sucessos como 'Bom dia café' (Victor Simon) 'Santo Forte' (Cláudio Fantana e Tião da Vila)


'Não Vá Coração' (Michael Sullivan) e 'Que será de ti' ( versão Hélio Ansaldo), esteve presente ao show do conterrâneo, para um longo bate-papo onde as recordações de quando eram juvenis em Belo Horizonte nortearam a conversa.

Pascaol Meirelles é um nome mundialmente conhecido. Músico autodidata, começou a carreira de intrumentista tocando em bailes e casas noturnas de Belo Horizonte em 1962. Dois anos depois, juntamente com o baixista Paulo Horta e com o pianista Hélvius Vilela, forma o Tempo Trio, registrando um disco pela gravadora Odeon em 1965. O grupo atuou até 1967. Em 1969, já morando no Rio de Janeiro, ingressou no grupo de Paulo Moura, onde tocou no primeiro show de retorno da cantora Maysa ao Brasil e seguiu em tour de um ano com a cantora. Tem um livro didático publicado: "A Bateria Musical" (2001, Irmãos Vitale) e um DVD " Triunvirato" - uma peça escrita para três bateristas.

Raimundo José iniciou sua carreira na mesma época que Meirelles, na metade dos anos 60, mas foi nos anos 80 que atingiu o sucesso nacional com "Santo Forte", alcançando a casa das 700 mil cópias vendidas.
O artista entrou em turnê nacional e internacional tendo se apresentado no Canadá, Estados Unidos e Europa.

O intérprete foi o primeiro a trazer o ritmo caboverdiano para o Brasil, tendo gravado um eleogiado disco " Cabo verde Amarelo", com as raízes musicais de Cabo Verde. No Brasil, apresentou-se nos mais conceituados programas de TV's da época exemplo " Almoço com as Estrelas" (apresentado por Ayrton e Lolita Rodrigues), Bolinha, Chacrinha entre outros. Esta será mais uma apresentação de gala deste bardo da canção brasileira, Raimundo José, com um repertório imperdível. (AgênciaFM).

Mais sobre Raimundo José: www.raimundojosecantor.blogspot.com
Youtube formas&Meios: http://www.youtube.com/watch?v=JsO3cLHD8bU
Sitio Formas&Meios: http://formasemeios.blogs.sapo.pt/1020950.html

Nenhum comentário: