Páginas

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Novas estações de metrô, Fortaleza, CE

Expectativa é de que, após a integração com os demais modais, metrô de Fortaleza transporte cerca de 350 mil passageiros por dia, segundo governo.

FORTALEZA(CE) BRASL - O governo federal inaugurou nessa quinta-feira (18), em Fortaleza (CE), as estações José de Alencar e Chico da Silva, que fazem parte da Linha Sul do Metrô, assim como todo o trecho subterrâneo. O valor total do projeto é de R$ 1,5 bilhão, sendo R$ 1,2 bilhão de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, e o restante do estado do Ceará.

Os recursos federais são repassados pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), empresa pública ligada ao Ministério das Cidades, para Companhia Cearense de Trens Metropolitanos (Metrofor), executora do projeto da Linha Sul do Metrô. Assim que concluído, todo o sistema atenderá os municípios de Fortaleza, Maracanaú e Pacatuba. A expectativa é de que após a integração plena com os demais modais de transporte, o metrô de Fortaleza transporte cerca de 350 mil passageiros por dia.

Outras obras concluídas foram o Centro de Controle Operacional, o Prédio Administrativo e o Centro de Manutenção. Além disso, houve a segregação da linha de carga, com a construção de 16 km em via singela, e a eliminação de interferências com o modal rodoviário, com a construção de oito viadutos e dez passarelas para pedestres.

O projeto prevê, ainda, a implantação de sistemas fixos, compreendendo rede aérea, subestações, telecomunicações, aquisição de equipamentos de oficina e a aquisição de Trens Unidades Elétricas (TUE), que estão sendo fabricados pela empresa italiana Ansaldo Breda. Já foram entregues 18 trens.

Nenhum comentário: