Páginas

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Balanço parcial da Operação Ágata 7

Operação Ágata 7 vistoria 129,8 mil veículos e 2,7 mil embarcações. Segundo balanço parcial da ação na região de fronteira
Clique para ampliar

O Ministério da Defesa divulgou o segundo balanço parcial da Operação Ágata 7. Com o envolvimento de 33.563 militares e de 1.090 agentes de órgãos públicos, a ação conseguiu criar uma barreira contra os delitos de fronteira, principalmente nas rodovias. Até agora foram vistoriados mais de 129.825 veículos nos 16,8 mil quilômetros de faixa de fronteira. Além disso, rios e lagos estão sendo supervisionados pela Marinha. A operação já resultou na vistoria de 2.743 embarcações.

Durante a fiscalização das rodovias e rios da região de fronteira, a Ágata apreendeu mais de 2.399 quilos de drogas, sendo duas toneladas só de maconha e 281 de cocaína, além de 8 mil quilos de explosivos. Dentre as ações de vulto, destaca-se a apreensão de U$ 260 mil, encontrados em um carro em Santa Catarina, e 40 mil pacotes de cigarros, avaliados em mais de R$ 1 milhão de reais, apreendidos em um caminhão na cidade de Guaíra (PR).

Ações sociais - Além de ações de patrulha e fiscalização, a operação realizou Ações Cívico-Sociais (Acisos). Ao todo, 13.893 pessoas tiveram atendimento médico nas regiões de fronteira do Norte, Sul e Centro-Oeste. Nas ações, foram distribuídos 30.489 medicamentos. As equipes das Acisos também realizaram consultas odontológicas. No Norte foram 7.346 consultas, no Sul 1.259 e no Centro-Oeste 346.
Como a operação se desenvolve ao longo de toda a fronteira terrestre, as tropas contam com os centros montados nos Comandos Militares da Amazônia, em Manaus (AM); do Oeste, em Campo Grande (MS); e do Sul, em Porto Alegre (RS). Nesses locais atuam militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

Nenhum comentário: