Páginas

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Nicolás Maduro: herdeiro de Chavez é eleito

Ele se apegou aos ditames de Hugo Chavez para chegar onde queria, a presidência do país.


CARACAS, VENEZUELA - Nicolás Maduro foi eleito neste domingo,14, presidente da Venezuela e sucederá seu líder Hugo Chávez. A  vitória aconteceu por uma estreita margem não foi reconhecida pela oposição, que pediu uma recontagem de todos os votos. Nicolas Maduro ganhou a eleição com 50,7 por cento dos votos, ante 49,07 para o candidato de oposição, Henrique Capriles, anunciou o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) na madrugada desta segunda-feira.

Ele é herdeiro político do 'cachorro louco' Hugo Chávez que morreu de câncer em 5 de março de 2013. Ao pé do túmulo de Hugo Chávez, Nicolás Maduro fez uma promessa a seu mentor político: retornar em 15 de abril como presidente eleito da Venezuela. E ele cumpriu sua palavra, embora tenha sido mais difícil do que esperava.

Maduro celebrou a vitória como um tributo a Chávez e uma mostra de transparência. "Saberemos o que fazer se alguém levantar sua voz insolente contra o povo", disse o presidente eleito no palácio presidencial de Miraflores, onde festejou a vitória. Mas, segundo o líder de oposição disse ter uma lista com mais de 3 mil irregularidades registradas durante a votação que podem ter alterado a eleição, assegurando que sua campanha tem um resultado diferente do oficial.

Maduro, de 50 anos, dedicou a vitória a Chávez e disse que não tinha medo da recontagem de votos exigida pela oposição.Nasceu carreira política nasceu à sombra do cãncer de Hugo Chavez. Porém, com um diploma de ensino médio debaixo do braço, Maduro começou a dirigir ônibus no sistema de transporte público de Caracas e se tornou sindicalista, ativista e parlamentar. (Francisco Martins).

Nenhum comentário: