Páginas

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Beulah Bondi: eterna coadjuvante

Beulah Bondi nasceu em 3 de maio de 1888, em Valparaíso, nos Estados Unidos da América. Ela começou sua carreira quando criança no teatro, assim, se estabelecer como uma atriz teatral.


Beulah ficou conhecida pelos papéis secundários de muita personalidade, que roubava a cena do protagonista. Foi assim em vários filmes durante os anos 1930. Sua interpretações viscerais rendeu-lhe duas indicações ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. Teve a honra de atuar em papel como mãe de James Stewart em quatro oportunidades, incluindo o Mr. Smith Goes to Washington, de 1939, e It's a Wonderful Life, 1946.

A atriz teve uma longeva carreira, continuou atuando em seus últimos anos, venceu um prêmio Emmy por sua aparição na série de televisão The Waltons, de 1976. Outros trabalhos na TV são creditados a ela exemplo Alfred Hitchcock Presents e Howard Richardson da Arca de Segurança sobre a Televisão Goodyear Playhouse . No cinema atuou em mais de 60 filmes, sua interpretação em " O Turbilhão da Metrópole", de 1931, contracenando ao lado de Sylvia Sidney deu-lhe grande notoriedade. Em 1940, ao lado de Sir Cedric Hardwicke e Uma Merke, fez "Horas Roubadas" (On borrowed time).

Morta por um gato
Beulah Bondi apareceu com Jan Clayton em "A História Prairie" na NBC 's Tv em Wagon Train, episódio escrito por Jean Holloway, que examina como a pradaria proibido, especialmente o vento forte, joga estragos nas vidas das mulheres para o oeste. Dentro da mesma temátiva fez o romance The Wind por Dorothy Scarborough . O episódio foi ao ar em 1 de fevereiro de 1961, três meses após a morte de sua paixão, Ward Bond. A atriz fez suas ultimas aparições com personagem Martha CorinneWalton, no seriado The Waltons nos episódios "O Conflito" (Setembro de 1974) e "O Carrinho Pony" (Dezembro de 1976).

Sua passagem pela telona deixou-na conhecida por interpretar figuras maternas, porém, jamais foi casado na vida real. atriz morreu de problemas pulmonares causadas por complicações de costelas quebradas após sofrer uma queda ao tropeçar seu gato de estimação, em 11 de janeiro de 1981, com a idade de 91.(Fram Martins - Em memória de Fausto Visconde). www.cinemetro.blogspot.com

Nenhum comentário: