Páginas

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Suposto membro da ETA detido no Rio quer asilo político


Joseba Gotzon Vizan González
Vizán González tem várias acusações entre as quais a de ter participado, em 14 de janeiro de 1988, junto com outros membros do mesmo comando, de um atentado a bomba. Nascido Joseba Gotzon Vizán, foi detido nesta sexta-feira, 18, em virtude de uma determinação ditada pela Audiência Nacional.

O suposto membro da organização terrorista ETA, logo que detido perguntou aos policiais sobre as possibilidades de pedir asilo no Brasil. A prisão foi feita pelo delegado de Polícia Federal, Valmir Lemos de Oliveira que, em entrevista coletiva não somente explicou os detalhes da detenção como também se mostrou muito simpático ao asilo do suposto terrorista .

A detenção aconteceu na zona sul carioca onde Vizán morava com esposa espanhola, sob falsa identidade de Aitor Julián Arechaga González.

Vizán que fugiu da Espanha em 1991 após a desarticulação do "comando Vizcaya" da ETA e se estabeleceu primeiro na França e depois no México em 1993, desembarcando no Brasil em 1996. ( Foto: REUTERS/Sergio Moraes).

Nenhum comentário: