Páginas

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Morre Nagisa Oshima: Império dos Sentidos

Morre cineasta diretor do polêmico filme Império dos Sentidos, Nagisa Oshima, aos 80 anos.


O diretor de cinema japonês Nagisa Oshima, cujo currículo tem o "O Império dos Sentidos" e "Furyo, em Nome da Honra", morreu aos 80 anos em um hospital de Kanagawa, ao sul de Tóquio, por causa de uma pneumonia, nesta terça-feira,15, informou a rede de TV pública "NHK".

Ele era considerado um dos diretores mais ousados e também mais controvertidos do Japão. Nos anos 1960 foi um dos autores mais emblemáticos da "nova onda" japonesa, e décadas mais tarde, se tornou um dos nomes de maior projeção do cinema de seu país.

O cineasta era casado com a atriz Akiko Koyama, que o acompanhava no momento de sua morte hoje às 15h25 (horário local, 4h25 em Brasília) no hospital de Fujisawa, em Kanagawa, segundo a "NHK". Oshima tinha sofrido uma hemorragia cerebral em 1996 que lhe causou uma paralisia e o obrigou a seguir uma longa reabilitação, embora em 1999 tenha voltado à direção com o filme "Tabu", seu último longa-metragem.

Nascido em Okayama em março de 1932, Nagisa Oshima estudou Direito na Universidade de Kioto, onde se destacou por seu ativismo de esquerda e desenvolveu seu gosto pela literatura e pelo teatro. Ao concluir seus estudos, entrou para uma produtora local, mas poucos anos depois, desencantado, criou sua própria companhia, que fracassaria comercialmente e o obrigaria a trabalhar para a televisão.

Nos anos 60 se consolidou como uma das figuras mais críticas da sociedade e da política de seu tempo, que denunciava em filmes que frequentemente tinham como protagonistas personagens rebeldes ou criminosos. "O Império dos Sentidos" (1976) o consagrou em nível internacional. O filme, com um forte conteúdo sexual, foi censurado no Japão e rejeitado no Festival de Cinema de Nova York, mas obteve o Prêmio Internacional do Festival de Cinema de Cannes e um amplo reconhecimento internacional.
(Article on english here: http://bloggdafama.blogspot.com.br/2013/01/dies-at-80-nagisa-oshima.html ).

Nenhum comentário: