| Casa da Ópera\ Foto: site do teatro |
A Casa da Ópera de Vila Rica, o mais antigo prédio teatral da América do Sul, custou 16 mil cruzados a João de Souza Lisboa, construtor e proprietário da obra, concluída em 1769. Contratador dos reais quintos e das entradas, Souza Lisboa, fascinado pela arte teatral, recebeu desde o início apoio do Conde de Valadares, governador da Capitania, e de seu secretário, o poeta Cláudio Manoel Costa. Enquanto viveu, Souza Lisboa esteve à frente da Casa da Ópera de Vila Rica, contratando atores em Sabará e no Tijuco, relacionando nomes de personalidades influentes – intelectuais, militares, políticos – capazes de prestigiá-lo em momentos decisivos, preocupando-se com a pintura e a decoração do prédio. Seu criador morreu em 1778.
Depois de longa data inoperante, ressurgiu oito anos depois, triunfalmente, nas festas dos desposórios do infante D. João, com três noite de ópera e a presença esperada e aplaudida de Joana Maria, Violanta Mônica. A partir daí, sob diferentes administradores, a Casa da Ópera viveu períodos de altos e baixos, sem, no entanto, sem deixar de funcionar.
Por volta de 1817, com as atenções do poder público voltadas para suas necessidades de reforma e manutenção, reviveu os antigos dias de glória. Casa da Ópera reagia positivamente ao interesse a comunidade. Em 1820, o entusiasmo do público e das companhias era tão grande que os espetáculos chegaram a ser semanais. O público, sem se importar com a dificuldade do acesso à acidentada Rua de Santa Quitéria, lotava, a cada semana, as galerias e a platéia central, num plano um pouco inferior ao palco.
Matéria Completa: http://formasemeios.blogs.sapo.pt/tag/cultura
Endereço
Teatro Municipal Casa da Ópera
Rua Brigadeiro Musqueira S/N – Centro /
Ouro Preto, MG / CEP: 35400-000
Fone: Fone: 35593224
http://casadaoperaop.wordpress.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário