Páginas

sábado, 29 de dezembro de 2012

Livro: sobre as origens do teatro brasileiro

“Martins e Caetano”, de Ivan Fernandes, premiado e editado pela Funarte, é uma narrativa ficcional, que aborda o início da atividade teatral brasileira, no século XIX,pela editora Funarte.

O escritor e ator Ivan Fernandes lança livro o romance histórico “Martins e Caetano – Quando o teatro começou a ser brasileiro”, em noite de autógrafos na Livraria Largo das Letras, em Santa Teresa – Rio de Janeiro. A obra narra o momento em que se originou o teatro no Brasil, mais especificamente a comédia. O texto reconstitui, por meio da ficção, a montagem do primeiro espetáculo deste gênero escrito e encenado por brasileiros, em 1838, “O Juiz de Paz da Roça”, de Martins Pena. A publicação foi editada pela Fundação Nacional de Artes – Funarte e premiado pela Instituição, por meio do edital Bolsa de Criação Literária.

O livro mostra, em forma de crônica, os primeiros passos e as dificuldades dos pioneiros da cena teatral – na época, à margem de qualquer reconhecimento. O autor parte de um episódio real: o encontro, para a montagem, entre João Caetano, considerado o primeiro grande ator e encenador brasileiro, e o jovem dramaturgo Martins Pena (1815-1848), nosso primeiro comediógrafo, em sua primeira montagem. Este encontro é tido pelos estudiosos como o nascimento da comédia brasileira. Com 300 páginas, o romance apresenta, em ficção, o cotidiano daquela produção, utilizando como pano de fundo um painel generalizado da vida na Corte e na roça do Rio de Janeiro, durante a época das Regências.

Sobre o escritor

Ivan Fernandes formou-se como ator na UniRio. Leciona dramaturgia na Universidade Federal de São João Del Rey. Ganhou o Prêmio de Melhor Ator do Festival Carioca de Novos Talentos, em 1996. Como autor, estreou em 2003 com o espetáculo Manual de sobrevivência para as grandes cidades. Participou do projeto Nova Dramaturgia Carioca, com a comédia Trem-Fantasma, encenada pelo diretor Mario Hermeto. Sua peça Jumping Jack Flash foi traduzida para o alemão pelo renomado diretor Volker Quandt. É membro do grupo Cia. Teatro do Nada. Como escritor, trabalha para o Clube da Cena e Seu texto mais recente é “Leonardo — o pequeno gênio da Vinci”.

Nenhum comentário: