Páginas

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Hugo Chavez no 'bico do corvo'

O presidente venezuelano Hugo Chávez retorna para Cuba a fim de continuar seu tratamento contra o câncer."Não acredito resistir mais uma intervenção médica", disse Chavez.


A Assembleia Nacional da Venezuela aprovou uma permissão temporária que permitirá ao presidente ausentar-se do país. Os detalhes sobre o tratamento de Chávez contra um câncer na região pélvica jamais foram divulgados pelo governo. Será a primeira vez que ele retomará o tratamento em Havana desde sua eleição em outubro.

No último dia 15 de novembro, a população da Venezuela pouco ou nada sabe sobre o verdadeiro estado de saúde do "El Comandante", como o cão raivoso que está presidente, é popularmente conhecido. A longa ausência de Chávez, conhecido pelas longas horas de participação em programas de rádio e TV, vem alimentado rumores sobre o seu estado de saúde de vem piorando dia após dia. Ou seja, se Chávez está em Cuba por causa do impacto das sessões de radioterapia a que se submeteu para tratar o câncer ou se está com uma recidiva da doença.

A doença de Chavez vem sendo guardada sob sigilo de sete chaves. Mas, o ministro de Comunicação, Ernesto Villegas, diz que não, e negou a falta de transparência. Entretanto, Villegas protagonizou um mal entendido nos bastidores do governo ao informar que o presidente estaria no dia 10 de janeiro para o começo de seu novo - e terceiro - mandato.

Eleições

A saída de cena de Chávez ocorre em meio à campanha para as eleições regionais. Como esperado, a ausência provocou polêmica e dividiu opiniões do público. "A experiência mostra que, quando o presidente está em tratamento, está mais presente do que nunca no debate interno", tuitou Luis Vicente Léon, presidente do instituto de pesquisas Datanálisis. Já para Madagleno, "é quase inevitável que isso (os rumores sobre o estado de saúde de Chávez) seja objeto de debate público diariamente, às vezes semanalmente. Não é uma questão irrelevante que o presidente tem câncer". 'El Comandante' está em Havana, Cuba, e foi recebido pelo atual presidente Raul Castro.  (Marcelo Contreras\FraMartins).

Nenhum comentário: