Foi realizada nesta terça-feira a exumação do corpo de Yasser Arafat, o histórico líder da Organização pela Libertação da Palestina (OLP) e primeiro presidente da Autoridade Palestina.
Arafat morreu na França, em 2004, aos 75 anos, de forma inesperada e de uma doença de natureza não esclarecida – ainda que a saúde dele tivesse se deteriorado consideravelmente nos últimos anos de sua vida.
Uma equipe de especialistas internacionais tentará determinar se Arafat foi envenenado, como sugere um relatório de uma clínica suíça, que descobriu entre seus objetos pessoais traços de uma substância altamente radiativa chamada polônio-210. A viúva de Arafat, Suha, a Autoridade Palestina e um tribunal francês concordaram em exumar o corpo, que está enterrado na cidade de Ramallah (Cisjordânia). O caso entra agora em uma longa e curiosa lista de famosos personagens cujos corpos foram desenterrados, pelas razões mais diversas.
Conheça dez dos casos mais simbólicos:
Adolf Hitler
Corpo de Hitler foi enterrado por tropas soviéticas. O cadáver parcialmente cremado de Adolf Hitler – que se suicidou, ao lado de sua noiva, Eva, em 1945 – foi desenterrado pelas tropas soviéticas que invadiram Berlim e levado para diferentes lugares. O destino final do corpo é um mistério. Alguns informes russos apontam que os restos mortais de Hitler foram enterrados em território alemão; outros alegam que seu crânio e mandíbula foram levados a Moscou. (FraM\BBC). Matéria Completa em Formas&Meios: http://formasemeios.blogs.sapo.pt/tag/cultura+mundo
Nenhum comentário:
Postar um comentário