Páginas

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Hendrix faria 70 anos hoje

Jimi Hendrix é uma unanimidade quando o assunto é a guitarra. O músico morreu aos 27 anos em 18 de setembro de 1970, e completaria hoje, 27\11\12, 70 anos. Sua vida curta, porém, não impediu que sua obra influenciasse gerações de músicos em todo o mundo.


Hendrix influenciou muito a carreira de Yves. Tanto é que, no álbum Rosas e Vinho Tinto, de 2002, o guitarrista dedicou o disco a sua família e Hendrix. Sua influência também seria sentida em outras áreas culturais e até política. Imagino o guitarrista tocando na posse do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama e em um show contra a guerra do Iraque e Afeganistão.

Jimi Hendrix, durante dois anos, 1967 e 1968, quando lançou os seus três discos clássicos – “Are You Experienced?” (1967), “Axis: Bold as Love” (67) e “Eletric Ladyland” (1968). Tudo, absolutamente TUDO, o que 99,9% das pessoas conhecem de Hendrix vêm desses discos e desses dois anos.

Em 1969 até sua morte estava na curva descendente. Tentara com outras formações, outros nomes de banda, outras substâncias, mas não conseguia recriar aquela magia que o colocou no ponto mais alto do panteão dos guitarristas. Uma coisa é certa, se estivesse vivo aos 70 anos, estaria como um cover de sí mesmo como a maioria dos artistas da época. Ele até tentou, mas não conseguia revisitar esse timing perfeito em que canalizou todos predicados possíveis na guitarra. (Francisco Martins). Sobre Martins: www.jornalistafranciscomartins.blogspot.com

Nenhum comentário: