Páginas

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Aniversário de Roberto Luna, Parabéns !

Roberto Luna é uma das grandes bandeiras e escola da música nacional. Luna completa 83 anos com direito à recepção de amigos na casa de shows Quintal Brasil, zona norte.  Sem dúvida o ícone da canção popular será muito festejado esta noite. Entre os convidados para sua recepção, o não menos prestigioso, o cantor Raimundo José.

Raimundo José e Roberto Luna\Foto acervo AgênciaFM
Nascido Valdemar Farias, em Serraria, (PB) em 1 de dezembro de 1929, é um cantor brasileiro com vasta experiência em discos e nas melhores casas noturnas do país. Seu nome artístico lhe foi dado pelo locutor Afrânio Rodrigues.  Tem no currículo mais de 60 LPs e ganhou vários prêmios importantes. Atuou no cinema, em O Bandido da Luz Vermelha, que o consagrou como um dos artistas mais queridos da época. Dentre seus maiores sucessos figuram "Molambo", que fez parte da trilha sonora da minissérie Hilda Furacão, "O Relógio" e a versão de "El dia que me Quieras". Luna passou pelos teatros de revista, e no final dos anos 40 foi crooner nas boates do Rio de Janeiro e estreou no rádio em 1951, no programa "Transatlântico Guanabara", da Rádio Guanabara. Trabalhou também na Rádio Globo. 

Em 1952 o bolero "Por quanto tempo" e o samba-canção "Linda", e ano seguinte, gravou "Pode voltar" e "Minha casa é meu chapéu", além do sucesso "Hás de lembrar". Neste mesmo ano, participou dos programas "Caderno de Melodias", "Ciranda dos Bairros" e das "Audições Roberto Luna", todos na Rádio Clube.  Na década de 70, passou a apresentar-se em boates. Em 1972, lançou, pela Chantecler, o LP "Roberto Luna", com a música "Gaivota e véu negro". Nos anos 1990, teve o repertório completo lançado pela RGE

Raimundo José

Amigo de Roberto Luna há várias décadas, Raimundo José leva seu abraço e votos de felicidades ao colega. Natural de Belo Horizonte, Minas Gerais, com uma relevante carreira em discos e palcos não somente no Brasil, mas também em alguns países no exterior. Com três discos de ouro e vários traféus merecidamente recebidos em sua trajetória, Raimundo José frequentou os melhores programas de televisão do país.  A paixão pela música vem desde muito cedo. Aos 11 anos ele já cantava pérolas da música brasileira. Participou de corais tradicionais de sua região entre os quais o Madrigal Renascentista.  No final dos anos 60  muda-se para São Paulo, e ao chegar, passou a se apresentar como crooner em casa noturnas.  Seguro no que faz, o cantor deu novos rumos  à sua carreira nos anos 80. Voltou-se mais para o mercado internacional, tendo feito inúmeras apresentações nos Estados Unidos, Canadá. 

Em 1990, continuou sua rota internacional desta vez na Europa. Gravou um disco todo dedicado a música de Cabo Verde, " Cabo Verde Amarelo" lançado aqui no Brasil pela gravadora Movieplay. Na ocasião Raimundo José foi o artista a lançar o rítmo caboverdiano"Coladeira". (Redação AgênciaFM).

Veja vídeo e perfil de Raimundo José em Formas&Meios:

Nenhum comentário: