Páginas

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

São Paulo: 7ª Mostra de Teatro de Rua

7ª Mostra de Teatro de Rua LINO ROJAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA ARTES PÚBLICAS

A cidade de São Paulo recebe a 7ª Mostra de Teatro de Rua Lino Rojas organizada pelo MTR/SP (Movimento de Teatro de Rua de São Paulo). De 24 de Novembro a 01 de Dezembro de 2012, 11 grupos de teatro de rua de todo o Brasil se apresentarão na 7ª Mostra de Teatro de Rua Lino Rojas, e nesta edição o tema debatido será Políticas Públicas para Artes Públicas, em homenagem também aos 10 anos da Lei de Fomento ao Teatro de São Paulo. A Mostra é uma realização do Movimento de Teatro de Rua de São Paulo, com copatrocínio da Secretaria Municipal de Cultura e apoio institucional da Cooperativa Paulista de Teatro.

Sobre a Mostra

A Mostra de Teatro de Rua Lino Rojas, já faz parte do calendário cultural de São Paulo. Ela nasce do desejo do Movimento de Teatro de Rua de São Paulo, levar ao conhecimento público os grupos de todo Brasil, que pesquisam e trabalham com esta linguagem e oferecer uma programação gratuita, diversificada e de qualidade, de maneira a contribuir com a difusão e a valorização do fazer teatral em espaços públicos abertos.Os seminários e encontros que ocorrem durante a Mostra têm como principal objetivo unir os fazedores de teatro de rua, principalmente aqueles ligados às manifestações da arte popular. Neste processo de união e discussão, os grupos participantes reforçam suas identidades, seus elos profissionais, priorizando, sobretudo, temas concernentes à prática do teatro de rua e de seus aspectos: histórico, social, técnico, estético, organizacional, bem como sobre seus modos de produção e posicionamento quanto às políticas públicas de cultura.
O diretor teatral Lino Rojas (1942-2005), dá nome à Mostra em virtude de sua pesquisa e atuação nas ruas da cidade de São Paulo. Foi um dos pioneiros da pesquisa em teatro de rua no Brasil. Em São Paulo, já em 1979 atuava com o Grupo Treta, formado por jovens da USP – Universidade de São Paulo. Lino Rojas foi formado pelo INSAD – Instituto Superior de Arte Dramática (Lima-Peru). Estudou ainda, com renomados diretores, dramaturgos e pesquisadores teatrais como Julian Beck, Enrique Buenaventura, Atahualpa del Cioppo , e Pablo Neruda entre outros. Em São Paulo ministrou diversos cursos e desenvolveu muitos projetos nesta área, dentre os quais cabe destacar o “Semear Asas“, de 1989, no bairro de São Miguel Paulista (zona leste de São Paulo), que deu origem ao Grupo Pombas Urbanas.  Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA. Aurea Karpor.

Nenhum comentário: