Páginas

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Repórter com metade do rosto em "greve'

Repórter de TV relata drama de ter 'metade da face em greve'. "A paralisia de Bell não é algo muito bom de se ter quando se é um repórter de TV", diz John.
John Sudworth repórter da BBC


John Sudworth é repórter da BBC de Londres e passou a sofrer da chamada paralista de Bell, tipo de  paralisia do nervo facial que provoca incapacidade de controlar os músculos da face do lado afetado pela doença. John teve o lado esquerdo do rosto paralisado, e descreve como é conviver com essa condição e as mudanças que ela provocou em sua vida.

"Após ter passado uma vida fazendo o que eu mandava, metade do meu rosto resolveu entrar em greve", brinca John. Não consigo levantar minha sobrancelha esquerda, não consigo fechar meu olho esquerdo. E quando eu tento sorrir, enquanto o lado direito de minha boca obrigatoriamente se coloca na forma adequada, o esquerdo se nega a se mover. A expressão resultante acaba sendo inútil para dar um alô amigável a um amigo, mas pode vir a calhar se eu decidir assaltar uma loja. Bem-vindo ao estranho mundo de quem sofre da paralisia de Bell.

                        O que é a paralisia de Bell?

Charle Bell


O médico escocês sir Charle Bell identificou a condição, que provoca a paralisia de um lado da face, no século 19. A paralisia de Bell afeta desproporcionalmente mulheres grávidas, pessoas com diabetes, resfriados, gripes e outras doenças respiratórias. Mas cientistas não sabem dizer o porquê de esse grupo de pessoas estar mais sujeito a riscos.

Cerca de 1 a 5 mil pessoas desenvolvem paralisia de Bell a cada ano. A maior parte delas têm entre 15 e 45 anos. Na maior parte dos casos, os sintomas, que tendem a se manifestar em 48 horas, começam a desaparecer dentro de semanas, mas pode demorar meses para que eles desapareçam por completo. ( AgênciaFM \ BBC).

Nenhum comentário: