Páginas

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Deficientes: 1% de espaço em ginásios no Rio 2016

Pessoas com deficiência deverão ter 1% de espaço em ginásios no Rio 2016

Foto: João Racy/ME/Portal da Copa


Os estádios e ginásios de esporte que irão sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 deverão ter, pelo menos, 1% dos espaços reservados às pessoas com deficiência, percentual que também já está garantido para a Copa das Confederações, em 2013, e Copa do Mundo 2014. O decreto nº 7.823 foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) da última quarta-feira (10.10), e atende a parâmetros internacionais e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Segundo o presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), Márcio Fortes, o decreto determina ainda que os assentos e espaços para pessoas com deficiência deverão estar localizados em áreas com boa visibilidade e sinalizados, a fim de oferecer atendimento digno e conforto a essas pessoas. Outra novidade é que estão previstas acomodações para acompanhantes, o que facilita o acesso com mais segurança. “Todas essas garantias estarão condicionadas ao cumprimento das exigências. Os projetos deverão se ajustar às normas, como construção de rampas e uso de elevadores específicos”, ressaltou.

Regulamentação

As orientações previstas no decreto já estão em vigor. De acordo com as regras dos Jogos Olímpicos 2016, deve-se garantir a acomodação de, no mínimo, um acompanhante da pessoa com deficiência. Quem descumprir as regras não receberá aprovação de financiamento com a utilização de recursos públicos de projetos de construção, reforma ou ampliação de estádios, ginásios de esporte ou outras instalações destinadas a sediar ou apoiar a realização de eventos dos jogos de 2016. (Cleide Passos - Especial AgênciaFM).

Nenhum comentário: