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quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Copa: exploração sexual de menores no Brasil

Copa do Mundo pode impulsionar exploração sexual de menores no Brasil segundo estudo de Miguel Fontes

Estudo feito em Paris, que mapeia a relação entre o turismo de lazer e a exploração sexual de menores no Brasil, especialistas e pesquisadores alertaram nesta terça-feira,23, sobre o risco de um aumento do turismo sexual infantil no Brasil durante a realização da Copa de 2014 e também da Olimpíada de 2016.

Coordenado por um pesquisador do Sesi, foi divulgado durante o seminário internacional "Turismo Sexual Envolvendo Crianças e Grandes Eventos Esportivos". O evento reuniu organizações de luta contra a exploração sexual infantil e profissionais do setor de viagens de diversos países.

Durante o evento, a organização ECPAT (sigla em inglês para Fim da Prostituição e do Tráfico de Crianças para Fins Sexuais) também anunciou que lançará, com apoio do Sesi, uma campanha internacional para prevenir o agravamento desse problema durante os Jogos no Brasil. Miguel Fontes, pesquisador do estudo, que além de atuar na área de pesquisas estratégicas do Sesi também está ligado à Universidade John Hopkins, ele analisou a relação existente entre o número de entradas de turistas estrangeiros em São Paulo e na Bahia de 2008 a 2010 e o total de denúncias de exploração sexual infantil nesses dois estados no período.

"Na Bahia, onde o turismo é de lazer, os resultados demonstram que para cada 372 turistas internacionais, houve o aumento de uma denúncia de exploração sexual de crianças. Em São Paulo, onde o turismo de negócios é maior, somente com o aumento de 2,5 mil turistas se detecta o aumento de uma denúncia de exploração sexual infantil", diz Fontes. Perfil das vítimas e campanha. Segundo Fontes, as crianças exploradas sexualmente no Brasil têm por volta de 11 anos em média. As meninas representam quatro de cada cinco casos de denúncias. E a região nordeste concentra 37% dos casos. O ministério brasileiro do Turismo prevê 600 mil turistas estrangeiros e 5 milhões de visitantes brasileiros só durante a Copa do Mundo, em 2014.

A campanha da ECPAT, intitulada "Não desvie o olhar", prevê vídeos e pôsteres que serão exibidos em aeroportos, aviões, agências de viagens, bares, restaurantes e outros espaços públicos em dez países da Europa e também no Brasil. (Francisco Martins \ www.bbcbrasil.com ).

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