Páginas

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Rosa Corvino: 'Filha do Teatro Municipal'

A professora de música Rosa Corvino nasceu literalmente dentro do Teatro Municipal de São Paulo  em julho de 1926. Quando parou de lecionar atuou como uma espécie de "guia" voluntária, pois duas vezes por semana repassava seus conhecimentos e experiências nas visitas monitoradas quando o teatro abria para o público. Entretanto, seu contrato de voluntária foi cancelado em novembro de 2004.


Seu avô Anielo Corvino, um artesão italiano, foi chamado em 1903 pelo próprio arquiteto Ramos de Azevedo para trabalhar na construção do teatro, "o cartão postal do Centro".

Em 12 de Setembro de 1911, quando o teatro foi inaugurado com peça a de Shakspeare "Hamlet", Anielo passou a morar com a família no próprio local. Em 1931 Anielo Corvino faleceu, e o filho Salvador Corvino que o acompanhava passou a ser o novo zelador vindo depois a ser conservador, cargo este que a Câmara Municipal lhe conferiu com o título de "Conservador do Teatro Municipal".

Em 1952, outra mudança de rumo: o teatro foi interditado para reforma e Rosa Corvino, então com 26 anos, se muda com a família para o bairro de Vila Mariana. Para entender melhor voltamos a 9 de julho de 1926 quando nasceu Rosa Corvino: A mãe de Rosa não consegue ir a tempo a um hospital, então a parteira vem ao  Teatro para fazer o parto no Teatro Municipal.  Atualmente, praticamente proibida de entrar no teatro,  Dona Rosa Corvino, fica quase o dia todo vendendo seu livro com suas memórias sentada em frente ao tetaro que outrora seu lar.

Nenhum comentário: