Páginas

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Submarino nuclear brasileiro começa a ser desenvolvido

O projeto básico de engenharia do primeiro submarino nuclear brasileiro começou a ser desenvolvido no último dia 9, quando o primeiro grupo de engenheiros brasileiros retornou da França.

 

 O anúncio foi feito pela Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep). Após ter permanecido um ano e meio no país europeu, o grupo de engenheiros retornou ao Brasil para começar a execução do trabalho em solo brasileiro. Uma parte do grupo ficará no Rio de Janeiro, enquanto outra atuará no Centro Tecnológico da Marinha (CTMSP), em São Paulo. O programa faz parte do acordo firmado com a França em 2008, no valor de R$ 6,7 bilhões, que prevê a transferência da tecnologia para o Brasil. 

 A previsão da Nuclep é de que o projeto de engenharia esteja concluído em 2015. No ano seguinte, inicia a construção do submarino, cuja fase operacional deverá ocorrer em 2025. Dessa forma, o Brasil entrará para o clube dos países que dominam a tecnologia da propulsão nuclear.

Sob a gerência da coordenadoria-geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear (Cogesn), o projeto prevê a construção de um estaleiro, uma base para submarinos, uma unidade fabril para elementos metálicos e a construção de quatro submarinos convencionais, além do primeiro submarino nuclear. Fontes: Secom / Formas&Meios
Saiba mais em www.nuclep.gov.br.

Nenhum comentário: