Páginas

sábado, 21 de julho de 2012

Equipes de Saúde da Família será ampliada

Equipes que atuam na Atenção Básica são ampliadas em 19 estados


TRÊS LAGOAS (MS) BRASIL - Para ampliar o acesso da população à Atenção Básica, o Ministério da Saúde habilitou 42 Equipes de Saúde da Família (ESF), 865 Agentes Comunitários de Saúde (ACS), 95 Equipes de Saúde Bucal (ESB) e 44 Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), na última quarta-feira (18). As habilitações beneficiam os estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo. As portarias publicadas autorizam a liberação de recursos para os respectivos fundos municipais.

Atualmente, o País conta com 32.970 ESFs. As equipes são formadas por médicos, enfermeiros, técnicos ou auxiliares de enfermagem e até doze ACS. Os agentes atuam junto às comunidades, desenvolvendo ações de promoção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico e tratamento, recuperação e reabilitação de doenças. Hoje são 253.613 ACS em todo Brasil.

Outro programa que reorganiza a Atenção Básica é o Brasil Sorridente, que conta com as ESB. Atualmente, são 21,7 mil equipes. O País também tem o apoio de 1.783 Nasf. Os núcleos são constituídos por equipes multiprofissionais que trabalham vinculadas às ESFs. Os profissionais desenvolvem atividades como consultas, discussões de casos e ações de educação permanente em saúde com a população.Fontes: Secom/Formas&Meios

Mais informações: http://www.saude.gov.br/

Nenhum comentário: