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terça-feira, 12 de junho de 2012

Propaganda: a alma do negócio

Simples anúncios em companhias televisivas que viraram febre, a publicidade influencia diretamente a cultura de um país, seja com slogan, música ou personagem.

Moog Simonal


Praticamente tudo começou com um anúncio de jornal " Quem quiser comprar uma morada de casas de sobrado frente para Santa Rita, fale com Joaquina da Silva, que mora nas mesmas casas". Publicado na Gazeta do Rio de Janeiro em 1808, faz parte da história do princípio da propaganda no Brasil. Esta frase inaugurou a propaganda no país. No século XIX se usava anúncios ilustrados sendo pouco sofisticada, mas tinham grande apelo visual e de sedução.


Os comerciantes não queriam anúnciar seus produtos pois entendiam que algo nunciado não era de boa qualidade, assim entendiam. No século XX, esta ideia mudou principalmente, quando em 1914, foi inaugurada a primeira agência de publicidade do Brasil, A Eclética, em São Paulo que tinha Menotti del Picchia e Guilherme de Almeida no elenco de criadores de textos. De lá para cá, se fortificou e diverte, dita costumes além de ajudar a vender, seu principal foco. Cheia de frases feitas, mas criativas como "Não basta ser pai, tem que participar", Bonita camisa, Fernandinho". " O mundo gira e a lusitana roda". Todas saíram da mente criativa dos publicitários. Vejamos alguns comercias que fazem parte do imaginário nacional em todas as épocas. Matéria Completa: http://www.formasemeios.blogs.sapo.pt/

 

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