Páginas

domingo, 24 de junho de 2012

Cresce a cesso a remédios, 28%


Acesso a remédios para asma cresce 28% nas farmácias populares, diz governo





Após 15 dias do início da gratuidade dos antiasmáticos, 31 mil pessoas retiraram os medicamentos 

Desde que o programa Saúde Não Tem Preço passou a entregar medicamentos para asma de forma totalmente gratuita à população, o número de beneficiados já aumentou em 28% em todo o País. De acordo com o Ministério da Saúde, de 4 a 18 de junho, 31.176 pessoas retiraram os antiasmáticos das farmácias populares. Nos 15 dias que antecederam o início da gratuidade, 24.344 pessoas haviam comprado os medicamentos com até 90% de desconto na rede Aqui Tem Farmácia Popular. 
Até o dia 4, o governo federal arcava com 90% do custo dos remédios e os consumidores com 10%. Agora, o governo oferece de graça três medicamentos antiasmáticos (brometo de ipratrópio, dirpoprionato de beclometasona e sulfato de salbutamol) para a doença em dez apresentações. Com a gratuidade, em alguns estados o crescimento do número de pacientes que retiraram medicamentos ultrapassou 60%, como no Rio Grande do Sul, que apresentou aumento de 64% no número de beneficiados. 
Brasil Carinhoso - A ação também integra o programa Brasil Carinhoso, lançado em maio deste ano, cujo objetivo é tirar da miséria crianças de até seis anos de idade. A asma está entre as principais causas de internação entre crianças nessa faixa etária. Os dados do programa Saúde Não Tem Preço foram divulgados nessa quinta (21), Dia Nacional de Controle da Asma. 
Programa também oferece medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes
O programa Saúde Não Tem Preço também distribui gratuitamente, nas farmácias populares, medicamentos para hipertensão e diabetes. Desde o lançamento do programa, em fevereiro de 2011, mais que quadruplicou o número de pessoas que retiram esses remédios. A gratuidade também para a asma deve beneficiar até 800 mil pacientes por ano. Atualmente, o programa Farmácia Popular atende 200 mil pessoas que adquirem medicamentos para o tratamento da doença. 
Para retirar os medicamentos, basta apresentar documento com foto, CPF e a receita médica dentro do prazo de sua validade.

Nenhum comentário: