Páginas

domingo, 20 de maio de 2012

Surdos do Senegal: Amaldiçoados ?

Crianças pedem esmolas e são espancadas caso não atinjam cota mínima pra entregar aos muçulmanos



DACAR, SENEGAL - Senegal é um dos países que mais tem pessoas com deficiência auditiva. Existe uma única escola no país de alfabetização para surdos, e ainda é particular, e poucos tem acesso a ela. Os pais dos surdos acreditam que seus filhos são amaldiçoados, por isso os escondem da sociedade.



Em um trabalho de pioneirismo Walter e alzira Freire (missionários brasileiros ), iniciaram o projeto Surdos do Senegal. Em 2011 foi realizado pela primeira vez no país africano um culto com tradução para linguagem de sinais. Porém, é necessário suprir necessidades de material didático exemplo material de formação para equipe, em francês, aquisição de uma casa e sustento para um casal (tem de ser evangélico) que cuide de alunos além de espaço para montar oficinas com profissionais voluntários nas áreas de informática, mecânica, marcenaria e outras.

Miséria X exploração infantil

O senegal tem mais de 10 milhões de habitantes, dos quais 50% estão na faixa etária abaixo dos 14 anos. Na capital há número exorbitante de crianças que não tem o mínimo de condições adequadas para viver. A religião predominante do país (93%) é o islamismo que incentiva a poligamia, algo cultural no país, o que incentiva o aumento de filhos, e estas crianças surdas são em maior número nestas famílias. Os filhos homens são doados para muçulmanos a fim de estudarem o Alcorão desde cedo.

As crianças são obrigadas a mendigar e entregar por dia uma quantia mínima para seus líderes responsáveis por sua criação. Caso não alcance a cota miníma a criança é espancada. O resultado desta situação é a fuga de várias crianças que passam a perambular pela rua da cidade. Visando ajudar as crianças senegalesas, foi criado pelos brasileiros o projeto " Fábrica de Esperança", dirigida por Humberto e Elisangela Chagas. O objetivo proporcionar as crianças atividades e recursos para desenvolvimento físico, social, moral e espiritual. Também oferecerá atendimento médico e odontológico, práticas desportivas por exemplo. (Luiz Mendes - Especial AgênciaFM).

Para colaborar com a missão Surdos do Senegal, http://www.jmm.org.br/

Um comentário:

Anônimo disse...

Não era preciso ir tão longe para fazer uma matéria como esta, aqui em SP temos as mesmas condições precárias por que não realizar uma notícia assim também?

Divaldo Moreira.