Páginas

quinta-feira, 1 de março de 2012

Storm King: cenário lúdico

No outono o espaço lúdico nos faz sentir dentro de uma tela de Monet, o que faz do SK um programa obrigatório em Nova Iorque



Localizado há uma hora de Nova Iorque em um grande descampado de mais de 2 mil hectares, o Storm King Art Center, foi inaugurado em 1960 e reúne 130 obras a céu aberto em Mountainville, no Hudson Valley. Fundado por Peter Stern, Ralph Odgen, o Storm King, é visita obrigatória não somente pelas obras de arte, mas também pelo agradável passeio ao ar livre, recomendável nos meses de abril a novembro pois no restante o espaço fica fechado devido a neve.

Um espaço comobras pensadas pelos artistas, principalmente pelas intempéries, mudanças climáticas, uma missão bem complicada para quem se propõe exibir obras de arte a céu aberto. Porém, no árduo inverno algumas obras maiores ( 6 metros de altura) são levadas para um espaço coberto e outras são cuidadas com materiais de proteção, segundo conselheiro do espaço Anthony Davidowitz. O Storm não tem finalidade lucrativa, e seu rico acervo começou a ser adquirido em 1960 com obras do escultor norte-americano David Smith, que contribui com quase cem obras para a instituição.

Área lúdica

Oa se entrar na lúdica área verde mais parece que se está dentro de uma tela de Van Gogh ou Monet. Esta alusão se acentua ainda mais no outuno quando a natureza dá seu show contribuindo com a beleza do museu por causa da folhagem em tons amarelos, vermelhos e roxos. Seria uma homenagem aos grandes nomes que ali estão ! exemplo Kenneth Campbell e Henry Moore (inglêses), a francesa Louise Bourgeois, Mark di Suvero e Roy Lichtenstein (norte-americanos) entre outros.



Apesar da valorização da arte contemporânea, obras negociadas por valores estrondosos, o Storm King, recebe como presente a maioria das obras expostas. As exposições temporárias realizadas, com grande visibilidade, influência muito na hora de uma doação pelo artista. Mas, o curador do instituto deixa bem claro que, o SK não é pautado pelas cifras de mercado das artes plásticas.




Bem consolidado por um grupo de generosos doadores e membros que sempre estão apoiando as atividades e os programas, o grupo traduz a compreensão da importância de proteger e promover a apresentação da arte no centro.



Para o ano de 2012, o instituto tem como foco mais uma mostra " Luz e Paisagem" no Governors Island, que mesclará obras de artistas famosos e outros não tão famosos. Em 2011, pela primeira vez suas obras deixaram o campo e foram mostradas no Governors Island. A mostra foi vista por aproximadamente 500 mil pessoas.



O SK tem olhos bem voltados para as artes ao redor do mundo, entretanto, não existe nenhma obra de produção brasileira em seu acervo. Não é por falta de avaliação, tanto do curador David Collens, quanto do comitê da instituição, que sempre estão interessados em dar visibiliadade a novos talentos. O Storm King reabrirá dia 4 de abril, encontra-se fechado por causa do inverno no hemisfério norte. (Francisco Martins - publicada no Boston Globe, versão impressa, domingo, 26 de fevereiro).



Serviço

 
Storm King Art Center - 1
Road new Windsor, NY, 12553
Phone: (845) 534-3115
Valor: de 8 a 12 dólares

Nenhum comentário: