O primeiro lote dos 20 milhões de preservativos femininos adquiridos pelo Ministério da Saúde para serem distribuídos em 2012 será disponibilizado ao público a partir de maio.
A nova compra representa 25% a mais do que a quantidade já distribuída no País. As camisinhas femininas foram adquiridas por R$ 27,3 milhões, ao preço unitário de R$ 1,36. O ministério adquiriu, pela primeira vez, preservativos femininos de terceira geração, fabricados com borracha nitrílica. “A distribuição de preservativo feminino faz parte da política brasileira de ampliar as opções de proteção das mulheres em relação aos riscos de infecção por HIV, outras infecções sexualmente transmissíveis e pelo vírus da hepatite”, informa o secretário de vigilância em saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
A distribuição dos preservativos será definida em conjunto com as secretarias estaduais de saúde. Ao todo, o Ministério da Saúde já adquiriu e distribuiu cerca de 16 milhões de preservativos para os 26 estados e o Distrito Federal. Em 2011, o Brasil distribuiu 493 milhões de camisinhas masculinas, um volume 45% maior do que em 2010, quando 333 milhões de unidades foram enviadas às secretarias estaduais de saúde e aos 499 municípios da Programação Anual de Metas (PAM), que concentram 90% dos casos de aids registrados no País.
Telefone: 136
Nenhum comentário:
Postar um comentário