Páginas

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Tribunal presta homenagem a ministros aposentados

Edson Carvalho Vidigal
Tribunal presta homenagem a ministros aposentados O Superior Tribunal de Justiça (STJ) realiza nesta quinta-feira (1º) solenidade em homenagem aos ministros aposentados Antônio de Pádua Ribeiro, Edson Carvalho Vidigal, Jorge Tadeo Flaquer Scartezzini e Sebastião de Oliveira Castro Filho. O evento ocorre a partir das 18h, no mezanino do Edifício dos Plenários.

BRASÍLIA,DF - BRASIL - A cerimônia contará com a presença do presidente do STJ, ministro Ari Pargendler, além de ministros ativos e aposentados, convidados e servidores. Na ocasião, será lançada e distribuída aos presentes uma coletânea de julgados de cada ministro homenageado, retratando seus principais momentos jurídicos no extinto Tribunal Federal de Recursos (TRF) e no STJ.

A homenagem a ministros aposentados é uma tradição no Tribunal e está prevista no artigo 337 do Regimento Interno.

Os homenageados
Natural de Torneiros, município de Pará de Minas (MG), Antônio de Pádua Ribeiro é bacharel em direito pela Universidade de Brasília (UnB). Integrou o STJ a partir da Constituição de 1988 e foi seu presidente nos anos de 1998 a 2000. Presidiu a Terceira Turma entre 2002 e 2004 e também integrou a Segunda Seção, a Quarta Turma e a Corte Especial. Aposentou-se em 20 de setembro de 2007.

Edson Carvalho Vidigal, natural de Caxias (MA), formou-se em direito pela UnB. Foi ministro do STJ a partir da Constituição de 1988. Presidiu o STJ, a Corte Especial e o Conselho da Justiça Federal entre 2004 e 2006. Aposentou-se como ministro do STJ em 29 de março de 2006.

O ministro Jorge Tadeo Flaquer Scartezzini é natural de São Paulo e em 1960 formou-se em direito pela Universidade de São Paulo (USP). Em 1999 passou a integrar o STJ. Entre os anos de 2005 e 2007, presidiu a Quarta Turma. Foi membro da Segunda Seção e da Corte Especial. Aposentou-se em 22 de fevereiro de 2007.

Sebastião de Oliveira Castro Filho, nascido em Nova Ponte (MG), formou-se em direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG), e em 2000 passou a integrar o STJ. Presidiu a Segunda Seção e a Terceira Turma do Tribunal. Aposentou-se no dia 27 de agosto de 2007.FONTE: www.stj.gov.br

Nenhum comentário: