No ano de 1919, volta com a família para capital paulistana, e cursa o primário no Colégio Amadeu Amaral, no bairro do Belém. Bom aluno, tinha facilidade de decorar poesias. Em 1922, morre seu maior incentivador, o avô, e a família muda-se novamente para Taubaté, onde abrem um pequeno bar. Amácio Mazzaropi continua a interpretar tipos nas atividades escolares e começa a frequentar o mundo do circo. Preocupados com o envolvimento do filho com o circo, os pais mandam Amácio aos cuidados do tio Domenico Mazzaroppi em Curitiba para trabalhar na loja de tecidos da família.
Aos 14 anos, em 1926, retorna à cidade de São Paulo ainda com o sonho de participar em espetáculos de circo e, finalmente, entra na caravana do Circo La Paz. Nos intervalos do número do faquir, Mazzaropi conta anedotas e causos, ganhando uma pequena gratificação. Sem poder se manter sozinho. Em 1929, volta a Taubaté com os pais, onde começa a trabalhar como tecelão, mas não consegue se manter longe dos palcos e atua numa escola do bairro.
Teatro, rádio, televisão
Com a Revolução Constitucionalista de 1932, segue-se uma grande agitação cultural e Mazzaropi estreia em sua primeira peça de teatro, chamada A herança do Padre João. Em 1935, convenceu seus pais a seguir turnê com sua companhia e a atuarem como atores. Até 1945, a Troupe Mazzoropi percorre muitos municípios do interior de São Paulo, mas não há dinheiro para melhorar a estrutura da companhia.
No ano de 1946, convidado por Dermival Costa Lima, Rádio Tupi, estreia programa dominical Rancho Alegre, encenado ao vivo no auditório da rádio no bairro do Sumaré, zona oeste da cidade de São Paulo - sob direção de Cassiano Gabus Mendes. Em 1950, o programa estreia na TV Tupi,desta vez, contava com a coadjuvação dos atores Geny Prado e João Restiffe.
Cinema
Convidado por Franco Zampari e Abílio Pereira de Almeida estreia seu primeiro filme, Sai da Frente, em 1952, rodado pela Companhia Cinematográfica Vera Cruz, onde realizou mais cinco longa metragem, até o fim da empresa, em 1958. (AgênciaFM). Matéria Completa: http://formasemeios.blogs.sapo.pt/tag/centen%C3%A1rios

Um comentário:
Um bom caminho para conhecer a história de Amacio Mazzaropi, o imortal Jeca do cinema nacional, é o Instituto Mazzaropi (www.institutomazzaropi.org.br), responsável pela administração do Museu Mazzaropi e por outros projetos como a biografia “Sai da Frente! A vida e a obra de Mazzaropi”, de autoria de Marcela Matos, publicado pela editora Desiderata após 5 anos de pesquisas, entre outros. São quase 20 anos de coleta de dados, depoimento de anôminos e famosos, professores, historiadores, apoio no desenvolvimento de monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado; e mais contínua coleta de dados, fotografias e documentos. Um acervo valioso para quem quer conhecer mais detalhes da carreira, da história e do sucesso de Mazzaropi.
Postar um comentário