Páginas

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Ano do Dragão Preto Chinês

Chineses residentes no Brasil estão pouco ligando para tradição, mas brasileiros que não cultivam se quer a sua história batem palmas numa verdadeira macacobrás oriental.



AgênciaFM foi verificar como se faz a entrada de ano novo no bairro oriental de São Paulo, Liberdade. Neste domingo 22, a colônia chinêsa residente no Brasil comemorou a entrada do Ano Chinês, Dragão Negro. Segundo a tradição, ele não solta fogo e sim pérolas pela boca. Também anuncia bonanças materiais entre outras. Entretanto, o que se via era uma espécie de muvuca, sem organização e, pouco interesse por parte da colônia chinêsa. Só para se ter ideia, os operadores do dragão em 90% são brasileiros e sem conotação asiática, pode se ver a falta de sincronismo nos movimentos do dragão.

O público presente, bastante gente, também tem nos nativos sua plateia absoluta. Falta de organização, aparelhos quebrando um após o outro, corre-corre, empurra-empurra e pouca paciência da parte dos moradores dos edifícios em frente à comemoração - que são habitados por asiáticos , ao tirarem os carros de suas garagens. Até que ponto se faz necessária esta tradição chinêsa no Brasil se nem eles mesmo estão interessados nisto.

Outra mostra de que os chineses estão pouco com pouco interesse neste tipo de evento e sim mais interessados na globalização, é a banda cover que cantou somente no idioma inglês e não fez referência a nenhuma canção do folclore chinês ou brasileira. Em definição, eles cruzaram o mundo para viver uma nova vida, uma nova realidade, é isso o que se sentia em suas faces um certo constrangimento, desconhecimento até da tradição.

Chineses living on Brazil practically say no to the tradition and put on brazilian hands responsability to do it. The other side, brazilian people have no condition to preserv the own history. So, how can do it ! Did'nt.

Nenhum comentário: