Páginas

sábado, 17 de dezembro de 2011

Morre Sérgio Brito, o último dos moicanos

Morre ator Sérgio Brito e governo do Rio de Janeiro decreta luto de três dias. O ator assumiu a homossexualidade no final dos anos 90 e confirmou em sua autobiografia.

Sérgio Brito/Divulgação TV Globo


RIO DE JANEIRO - BR - Morreu na manhã  deste sábado, 17, no Rio de Janeiro, o ator e diretor Sérgio Britto aos 88 anos, ele  estava internado havia um mês no Hospital Copa D'Or com problemas cardiorrespiratórios.

O ator foi uma das maiores personalidades na história do teatro brasileiro, atualmente apresentava na TV Brasil, o programa 'Arte com Sérgio Britto'. Brito foi o criador, diretor e ator do Grande Teatro Tupi, que foi ao ar por mais de dez anos na extinta TV Tupi.O ator também foi responsável pela direção de Ilusões Perdidas, primeira telenovela produzida e exibida pela TV Globo. Sua consagração chegou através dos palcos onde recebeu diversos prêmios. Em 2010, lançou a autobiografia O Teatro e Eu.


Sérgio Pedro Corrêa de Britto, nasceu no Rio de Janeiro, 29 de junho de 1923, era filho de Lauro e Alzira, seu pai era funcionário público e sua mãe, dona de casa. Sérgio vivia com eles e o irmão, Hélio. Uma típica família da Vila Isabel daquela época: todos religiosos, tradicionais e conservadores. A idéia de ser ator não passava por sua cabeça, tanto é que chegou a cursar até o sexto ano de medicina, na Faculdade da Praia Vermelha. Mas foi no teatro universitário amador, fazendo o papel de Benvoglio em Romeu e Julieta, que Sérgio descobriu que o teatro seria sua vida. No ano de 1945 abandonou a medicina para se dedicar à sua paixão, o teatro.


O começo

Sua estreia profissional deu-se em 1953, no Teatro de Arena atuando em Esta Noite é Nossa, de Stafford Dickens, direção de José Renato. Em 1959, formou sua própria companhia teatral, o Teatro dos Sete, com Fernanda Montenegro, Ítalo Rossi, Gianni Ratto, Luciana Petruccelli, Alfredo Souto de Almeida e Fernando Torres, e apresentou no Teatro Municipal do Rio de Janeiro a histórica montagem de O Mambembe, de Artur Azevedo. No ano 1960, especialmente para o Teatro dos Sete, Nelson Rodrigues escreveu O Beijo no asfalto. Ainda nos anos 60, com Líbero Miguel, dirigiu a primeira novela da Rede Globo, Ilusões Perdidas, e no elenco estavam Emiliano Queiroz, Leila Diniz, Miriam Pires, Norma Blum, Osmar Prado, Reginaldo Faria.

Nos anos 70 mantinha a qualidade de sua arte e fez 1971, ao lado de Fernanda Montenegro, a peça 'O Marido Vai à Caça de Georges Feydeau. Dirigido por Amir Haddad. Em 1974, destaca-se como um dos intérpretes de A Gaivota, de Anton Tchekhov, dirigida por Jorge Lavelli. Já em 1975, interpreta o Dr. Facchini, grande sucesso da novela Escalada de Cassiano Gabus Mendes. A novela tinha no elenco Tarcísio Meira, Renée de Vielmond, Suzana Vieira, Ney Latorraca e Nathália Timberg.

Em 80 e 90 realizou trabalhos como a novela Paraíso, de Benedito Ruy Barbosa. Ao lado de Tereza Rachel e Ary Fontoura. Ainda em 1982, juntamente com fonoaudióloga Glorinha Beutenmuller, ajuda fundar a CAL(Casa de Arte das Laranjeiras), que hoje é considerada uma das escolas mais conceituadas na preparação do ator no Brasil. Em - 1985, está em Assim É...(Se Lhe Parece), de Luigi Pirandello, com direção de Paulo Betti. Em 1985, atua ao lado de Rubens Corrêa e Ítalo Rossi em Quatro Vezes Beckett, que marca o início da trajetória do diretor Gerald Thomas no Brasil. Em 1986, atua com Tônia Carrero, na peça Quartett, de Heiner Müller e sob direção de Gerald Thomas.

Em 1989, assume a direção artística do Centro Cultural do Banco do Brasil - CCBB. 1990, Sérgio interpreta Antero Novaes, na novela Pantanal, da extinta Rede Manchete. O personagem era viciado em pôquer, morre no 15º capítulo da novela, quando está jogando com o neto e no jogo faz um royal street flash e morre de emoção. Em 1993, na Globo, participou de Olho no Olho, onde interpretou o Padre João.

Na televisão atuou em quase uma centena de novelas entre as quais "Espelho Mágico", 1977, Anjo Mau,76, 1974 Supermanoela - Jorge (Rede Globo),1984 Caso Verdade, Esperança - Genaro (Rede Globo),1991 O fantasma da ópera - Antônio Medeiros (Rede Manchete), 1997 A Indomada (Rede Globo), 2000 Vidas Cruzadas - Teodoro (Rede Record), 1996 Xica da Silva - Conde Valadares (Rede Manchete), 1989 Kananga do Japão - Teodoro (Rede Manchete).

No cinema, em 2006 - O maior amor do mundo - com direção de Cacá Diegues, em 1965 - Society em baby-doll - sob direção de Luis Carlos Maciel, 1953 - Esquina da ilusão - dirigido por Ruggero Jacobbi, 1951 - O Comprador de Fazendas - Dirigido por Alberto Pieralisi e 1973 - Caingangue -  por Carlos Hugo Christensen. O velório do corpo de Sérgio Britto ocorrerá na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, no início da tarde. (Francisco Martins).

Nenhum comentário: