Páginas

terça-feira, 22 de novembro de 2011

"MUSEU ASAS DE UM SONHO"

Demoisella/Acervo museu
O Museu "Asas de um sonho" foi inaugurado dia 11 de novembro de 2006, no distrito de Água Vermelha, em São Carlos, interior Paulista, conta a história da aviação, tece homenagens a seus construtores e criadores, heróis, pilotos e mecânicos, procurando despertar a vocação nos jovens para a carreira aeronáutica.



O principal objetivo é a preservação da memória da Aviação, através da conservação, restauração, aquisição e troca de peças de valor histórico, artístico e documentais, com o objetivo de divulgar, expor e preservar a história da aviação. Entretanto, o compromisso fundamental da instituição para com suas aeronaves é o de mantê-las na sua forma original e na medida do possível em condição de voo. Assim, resgatando parte da história, o museu amplia

14 Bís /acervo museu "Asas de um sonho"

constantemente a coleção com a aquisição de aeronaves, materiais aeronáuticos, livros, objetos muitas vezes recebido em doação de funcionários, de amigos comuns em gestos que as vezes comovem e emociona todos os presentes.



A instituição é uma das mais melhores referências da aviação civil na América Latina destacando-se pela boa conservação de seu acervo, que consta aeronaves históricas como os modelos: Fairchild, Spitfire, Cessna, uma réplica do 14 bis, Demoiselle, entre outros. O museu concretiza um sonho de seus idealizadores, os irmãos João e Rolim Amaro, criador da TAM Linhas Aéreas.
Iniciativa
Os irmãos Rolim Adolfo Amaro e João Francisco Amaro restauraram em 1996 um antigo monomotor Cessna 195. Após este trabalho compraram outras aeronaves a fim de deixá-las disponíveis para vôos com amigos nos fins de semana no interior de São Paulo. Depois das aquisições a idéia se aprimorou e tornou-se maior, reunindo o acervo em um representativo museu para a memória da aviação do Brasil e do mundo. A idéia do museu era enfim, a solução do problema que a empresa buscava. A empresa necessitava fazer alguma coisa, para demonstrar a sua gratidão à sociedade brasileira, pelo o que ela própria havia dado à TAM em tão pouco espaço de tempo. Na época, a empresa já contava com aproximadamente 30 aviões FOKKER 100 e se firmava cada vez mais no mercado.


Rodovia Engenheiro Thales de Lorena Peixoto Jr.
SP 318, com acesso no km 249.

Um comentário:

Anônimo disse...

Já fui lá, é um passeio muito bom.

Vital França