Páginas

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Exposição: Carla Chaim, Julia Kater e Marcia de Moraes

Com linguagens próprias à criação poética de cada uma, três jovens artistas abordam o tema do corpo em suas obras.  "Um de Três”, contemplada pelo Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2011 – Galerias Funarte de Artes Visuais, São Paulo.





SÃO PAULO - BRASIL - Mostra ocupará até 9 de janeiro a Galeria Flávio de Carvalho do Complexo Cultural Funarte SP, as artistas apresentam obras inéditas em vídeos, colagens de fotografias e desenhos, criadas especialmente para esta ocupação.

A exposição estabelece múltiplos diálogos entre as criações individuais das autoras, que frequentam, juntas, o grupo de estudos Ateliê Fidalga, na cidade de São Paulo, e definiram como ponto de convergência para esta exibição na Galeria Flávio de Carvalho a maneira como cada uma aborda individualmente o tema do “corpo”.

No trabalho de Carla Chaim, o corpo produz uma ação. As obras da artista envolvem o corpo não apenas como material de referência, mas como discussão conceitual. Ela o transforma em objeto vivo, com seus limites e intenções, e o relaciona com a paisagem e a cidade, criando para ele caminhos e deslocamentos. Muitas vezes o resultado final é o próprio procedimento de elaboração do trabalho, ou sua própria documentação.

Julia Kater propõe um corpo sem identidade, um corpo capturado, que não se dá conta de que está sendo fotografado. Um corpo em movimento que, depois, tem sua história recontada pela artista.

Nos desenhos de Marcia de Moraes o corpo é visto por dentro, e se transforma em paisagem vermelha. Representações de órgãos, carne e fragmentos corporais são quase imperceptíveis em um primeiro olhar. Moraes busca as contradições de representar numa mesma obra “o belo” e “o estranho”.

Para a exposição da Funarte, Carla Chaim apresenta um novo vídeo em projeção em três canais, e usa seu próprio corpo como meio. Já Julia Kater mostra três fotografias/colagens de grandes formatos, em que há ou ausência de corpo, ou um corpo sendo incorporado pela paisagem. E Marcia de Moraes mostra três desenhos de grandes formatos (um deles díptico) que se relacionam pela presença da cor vermelha e suas variações de tons, fazendo sempre uma referência direta a um olhar para as entranhas de seu próprio corpo.


Exposição: “Carla Chaim, Julia Kater, Marcia de Moraes: Um de Três”

Galeria Flávio de Carvalho – Complexo Cultural Funarte São Paulo.
Al. Nothmann, 1058, Campos Elíseos. Tel (11) 3662 5177

De 27 de novembro a 9 de janeiro de 2012
Segunda a domingo, das 14h às 22 h

Nenhum comentário: