O Autor na Praça & Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima celebram o centenário de nascimento de Mário Lago, um ícone da cultura, política e da história do Brasil.
Mário Lago nasceu no dia 26 de novembro de 1911, em uma casa da Rua do Resende, na Lapa, Rio de Janeiro. A mãe, Francisca Maria Vicência Croccia do Lago, acalentava o sonho de batizá-lo com um nome imponente: Mário de Pádua Jovita Correa do Lago. Mas nasceu tão esmirradinho que o pai, o maestro e violinista Antonio Lago, achou melhor encurtar, pensando que seria muito nome para um bebê tão pequeno; e, quem sabe? O menino, que não parecia ter boa saúde, nem vingasse: - Bota só Mário Lago; e olhe lá! – falou para o tabelião.
Com este nome curto e direto, Mário vingou e viveu 90 anos muito bem vividos, influenciando e se deixando influenciar pelo Século XX. Sonhava em chegar aos 100 anos; na memória popular, talvez chegue aos 200, 300, sabe-se lá. Para comemorar o centenário de Mário Lago, a família e amigos estão organizando eventos, lançamento de CD, documentário e outras atividades. Aqui em São Paulo as comemorações começam no dia 2 de dezembro de 2011, por uma iniciativa do projeto O Autor na Praça acontecerá no auditório da Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima, com exibição de vídeos, leituras de textos e poemas e música. O evento faz parte das da programação pelo centenário de nascimento de Mário Lago e outras atividades estão programadas, saiba mais no sítio/portal oficial: http://www.mariolago.com.br/.
Programação:19h00 – Abertura com exibição de vídeo sobre sua trajetória20h00 – Apresentação Lítero Musical com músicas do repertório de Mário Lago intercaladas com textos, poesias e depoimentos sobre a vida deste brasileiro e suas mil facetas. Contaremos com a participação do o poeta Celso de Alencar, o jornalista e estudioso da cultura popular Assis Ângelo, o coordenador do projeto O Autor na Praça Edson Lima, a cantora Tuca Sellan e sua banda, formada pelos músicos André Lima, Silas Leal e Antonio Furtado, o músico e compositor Léo Dumont, o músico e educador Ronaldo “Magrão” Belotti e o artista plástico Junior Lopes que apresentará uma tela homenageando este grande artista. Representando a família de Mário Lago contaremos com a presença de seu neto Jan Theophilo e sua sobrinha Cecília Lago. (Edson Lima Especial Formas&Meios).
PROGRAMAÇÃO:
http://formasemeios.blogs.sapo.pt/tag/centen%C3%A1rios
PROGRAMAÇÃO:
http://formasemeios.blogs.sapo.pt/tag/centen%C3%A1rios
Serviço:
Celebração do centenário de nascimento de Mário Lago.
Dia 2 de dezembro, Sexta-feira, das 19h às 22h
Auditório da Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima – Entrada Franca
Av. Henrique Schaumann, 777 - Pinheiros - São Paulo (SP)
– Tel. 3082 5023 / 3063 3064Realização:
O Autor na Praça e Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima.
Imprensa: Edson Lima – 3739 90208 / 9586 5577 –
Apoio: Secretaria Municipal de Cultura / Prefeitura do Município de São Paulo / AEUSP – Associação dos Educadores da USP / O Cantinho Português / Max Design / Enlace Média / Restaurante Consulado Mineiro.
(Edson Lima - Especial Formas&Meios).
Nenhum comentário:
Postar um comentário