Páginas

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Aqui tem Farmácia Popular terá mais fiscalização

Número de beneficiados pelo programa passou 1,2 milhão para 3,5 milhões, de janeiro a setembro deste ano. Objetivo é garantir mais controle e transparência e aperfeiçoar o acesso a medicamentos




BRASÍLIA, DF - O Ministério da Saúde iniciou uma ação de fiscalização das drogarias credenciadas ao programa Aqui tem Farmácia Popular. A iniciativa começou nesta semana em dez drogarias do Distrito Federal, com a visita de auditores do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus). A experiência no DF será base para a montagem de um calendário de monitoramento permanente das 20 mil drogarias em todo o País, com início em dezembro.

A estratégia visa fortalecer o programa, garantindo maior controle e transparência, e aperfeiçoar o acesso a medicamentos gratuitos para diabetes e hipertensão, do programa Saúde não Tem Preço, ou oferecer 90% de desconto para outros 20 medicamentos.

A ação segue nos próximos dias, sob a coordenação do Denasus. Auditores vão analisar se as farmácias estão de acordo com as normas e critérios definidos pelo Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (DAF). Caso sejam encontradas desconformidades com as regras do programa, o ministério poderá determinar a suspensão ou o descredenciamento das unidades, além de aplicar multas aos estabelecimentos.

Número de beneficiados pelo programa aumentou 183%

O Saúde Não Tem Preço estimulou o crescimento do programa Aqui Tem Farmácia Popular, cujo número de beneficiados aumentou 183% de janeiro a setembro (passou de 1,2 milhão para 3,5 milhões). Além dos medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes, o programa oferece remédios que tratam asma, rinite, osteoporose, colesterol, doença de Parkinson e glaucoma. Também são disponibilizados anticoncepcionais e fraldas geriátricas. Para retirar os medicamentos, o usuário precisa apresentar apenas CPF, documento com foto e receita médica válida. FONTES: Secom/ http://www.formasemeios.blogs.sapo.pt/

Nenhum comentário: