Páginas

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

RE-PRAÇA: espetáculo do grupo colombiano

“ATERRA” – espetáculo do grupo colombiano Luz de Luna, faz parte da programação de Setembro do Re-Praça. De 10 à 25 de setembro,ocorrerão apresentações do circuito de Teatro de Rua RE-PRAÇA em São Miguel Paulista, Zona Leste de São Paulo.

As atrações se dividem em dois locais: Rua Ida Vanussi Puntel, altura do nº 250 - Cidade Nova São Miguel e Rua Mirassol d`Oeste, em frente a Associação dos Moradores do Jd. Das Camélias Um dos destaques da programação é o espetáculo convidado “Aterra” do grupo colombiano LUZ DE LUNA. A peça narra a história de uma tribo, localizada na orla marítima do pacífico, cruelmente atacada por forasteiros que destroem suas plantações, barcos, moradia e sonhos.

Após toda destruição, a tribo se vê forçada a buscar na cidade outras formar de subsistência. “Aterra” trata da ausência de raiz, questionando o deslocamento forçado que sofrem milhares de colombianos e principalmente a cultura indígena Embera Chami, que por mais de 500 anos vem sendo expulsos de seus territórios e tendo que buscar moradia em outros lugares, principalmente nas grandes cidades. São os chamados “desplazados”. A encenação acontece sobre o chão desenhado pelo grupo com figuras pré-colombianas preenchidas com serragem colorida – trabalho que se inicia seis horas antes da apresentação.

Outro destaque da programação é o espetáculo “Sacra Folia” da Fraternal Companhia de Artes e Malas Artes. Em “Sacra Folia”, a Sagrada Família, perseguida por Herodes e seus soldados, se perde em sua fuga para o Egito e acaba chegando ao Brasil. E para tornar ainda mais interessante a encenação destaca-se o local em que ela acontece: uma carreta de onze metros de comprimento onde foi acoplado um baú, cujas laterais se abrem, revelando um palco de mais de oito metros de largura por quase sete de profundidade. “O palco itinerante é uma tradição do teatro desde a Carroça de Dionísio, passando pelas trupes da Commedia dell’Arte e, mais recentemente, pela Carroça de Ouro”, diz Ednaldo Freire, um dos integrantes da companhia. Idealizada e realizada pelo grupo Buraco d`Oráculo, o circuito RE-PRAÇA teve início em Janeiro, já contou com apresentações de grupos de todo o país e faz parte das atividades do projeto “Narrativas de Trabalho”, desenvolvido pelo grupo com recursos do Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo. Matéria Completa: http://formasemeios.blogs.sapo.pt/1011986.html

Nenhum comentário: