Páginas

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Exposição 11 de setembro

Mostra sobre o 11 de Setembro sugere muito mais do que uma exposição

Os atentados ocorridos em 11 de setembro de 2001 foram o maior já testemunhado pela história. Talvez até por isso a nova exposição sobre o fatídico dia não tenha obras de arte, fotos, ou músicas retratando aquele fatídico dia.  "11 de Setembro", que será inaugurada no domingo no museu MoMA PS1, em Nova Iorque, fazem referência às torres gêmeas do World Trade Center e ao céu azul e ensolarado daquele daquela manhã. Porém, cabe ao público estabelecer suas próprias conexões com os atentados.

Cerca de 70 obras incluídas na mostra datam de antes de 2001, e algumas são da década de 1960. Selecionadas entre uma ampla variedade de artistas contemporâneos, elas pretendem, sem falar explicitamente daquele dia, evocar as lembranças e emoções das pessoas, dez anos depois do ataque que matou cerca de 3.000 pessoas. A torrente de imagens do 11 de Setembro, disse Eleey, "complicou dramaticamente a forma como a arte poderia reagir". Por isso ele escolheu essa abordagem indireta.


A exposição inclui uma instalação de luzes de James Turrell, Diane Arbus, Alex Katz e Ellsworth Kelly. A mostra fica em cartaz até 9 de janeiro no PS1, filial do MoMA. 

Mais: www.moma.org
MoMa PS1: http://www.ps1.org/visit/

The Museum of Modern Art

11 West 53 Street New York, NY 10019
(212) 708-9400

Nenhum comentário: