Páginas

sábado, 17 de setembro de 2011

perfil Família Lugado: 1ª parte

João(camisa xadrez) e esposa e prole/Foto: cedida por Luiz Lugado

Exceto Dom Luiz Lugado, agrade-o ou não, a saga da família LUGADO lembra o ganso: O ganso nada mas não é um pato. Vôa mas não é um condor. Canta mas não é um rouxinol. Resumo, apenas são pesos mortos sobre o planeta.




A história da família LUGADO não é diferente das demais famílias brasileiras a não ser pela arrogância e preconceito peculiar. Se acham o último copo d'água do deserto. "Foi preciso apenas dois malditos baianos entrarem na nossa família para estragar tudo", essa frase é repetida por Luiz Lugado e endossada pelos demais da família. Mas, será que procede dada infâmia? Não teria sido ao contrário? Eis a primeira parte da história dos LUGADO, que sem dúvida alguma tem um lugar garantido no céu, como ovelhas que são alvas enquanto os outros são ovelhas negras. Claro, como Dom Luiz Lugado imaginou. Mas, aqui, sai da forma em que toda biografia deveria ser contada, sempre falando a verdade doa a quem doer. Afinal, ninguém é perfeito. Para se ter a real importância da família Lugado ela foi varrida dos mais longíquos recantos daquele país, e não  há resquícios de tal nome.

A vinda da família Lugado começou com a imigração do patriarca João Lugado quando tinha por volta de 11 anos. Viajando no porão de um navio da Itália para o Brasil, mais especificamente, São Paulo, e aqui chegando, foi morar em Itatiba, interior do Estado, onde conheceu sua esposa Dona Antonia Maria Faraone (depois Lugado), que imigrou para o Brasil ainda criança de colo. Casaram-se e tiveram dez filhos entre eles Nicola, 97, Luiz, 88, Maria Aparecida Lugado Nones, 80 e Luzia, nascida em 28/02/1927, em memória.

" Tudo é sempre difícil; tudo dá sempre errado para família Lugado", faz questão de asseverar Luiz Lugado, o trigo dos LUGADO. E ele não somente tem razão como sempre assume que estraga tudo. Isso foi incrustado em sua mente desde tenra idade para ele assumir os erros dos parentes próximos. " Sabe Luiz, lembra-se daquela fulana de Itatiba? Ela gostava do meu pai mas como meu pai não dava bola, então ela rogou uma praga na nossa família", disse Sr. Nicola, 97, ao irmão Luiz Lugado, em 3/09/2011.

"A vida em Itatiba era uma miséria só. Nós trabalhávamos na roça, meu pai fazia algumas garrafinhas de vinho para vender e tentar sustentar a família", afirma Nicola Lugado, 97 anos de pura lucidez. "A gente não aguentava mais tanta pobreza. Mas fazer o que? É como se alguém tivesse feito uma macumbra muito forte, comentam os dois irmãos, Nicola e Luiz Lugado. E isso vai de encontro ao pensamento de Luiz.

O tempo passa e, Nicola, inconformado, resolve mudar de vida e vem tentar a sorte na capital paulistana. Aqui fez de um tudo, encanador, torneiro mecânico etc... se aposentou pela empresa de material de Construção Di Cicco, onde até hoje tem metade de seu seguro saúde pago, segundo ele. Vendo que a família continuava de mal a pior no interior, ele arranjou uma casa e mandou buscá-los pra capital. Mesmo assim, a vida continuava dura. "A gente esperava o ano todo para tomar um único copo de refrigerante no natal. Quanta miséria", queixa-se Luiz Lugado com lágrimas nos olhos".

Esta situação de pobreza não foi superada ao longo do tempo. O pior, a família somou a pobreza material à pobreza espiritual, arrogância, petulância como forma de defesa. Fizeram um mundo onde quem não é Lugado ou italiano não presta. Também acredita-se que até esta geração dos LUGADO, prestes a ser extinta pela idade, que inclui Nicola Lugado, Natalina Lugado (Natalina Lugado Paulani. A mesma nega veementemente ser irmã de Luiz Lugado), Luiz Lugado (ator, fotógrafo e bancário) e Luzia Lugado (industriária), esta família até poderia ter um comportamente exemplar apesar dos pesares. Talvez dai o comportamente de um LORD esbanjado por Luiz Lugado. Sem oportunismo, FINA ESTAMPA.

"Mesmo morando na capital nossa vida era decadente, se passava necessidade constante. A gente não tinha dinheiro nem pra comprar uniforme escolar, lápis de cor etc. Certa vez levei uma reguada na mão quando tentei pegar um lápis para colorir meu desenho", diz Maria Aparecida Lugado Nones, 80, em carta de próprio punho enviada ao Programa Eli Correa, em 17 de janeiro 2011. " Eu fiz minha primeira comunhão usando 'congas', não podia comprar sapatos, reclama Maria Aparecida, melhor tia Doca como prefere ser chamada a ex-cobradora de ônibus na Cidade de São Paulo, que concluiu apenas a 4ª série do ensino fundamental. Chance de estudar tinham mas, seu pai não podia bancar o material escolar. Sua irmã Luzia fez alguns cursos como datilografia, tentou ser atriz ao lado do competente ator, o irmão Luiz Lugado. Entretanto, seguiu trabalhando em fábrica de linhas. (Em pé, Gigio, Luiz Lugado é o terceiro da esquerda para direita)

(FranciscoMartins) MAIS: http://formasemeios.blogs.sapo.pt/tag/expediente+f%26m


Luzia conhece Vital:

Respeitosamente à memória de Vital Mancini Filho, músico que montou empresa do ramo na Penha, zona leste de São Paulo e não conseguiu sobreviver da mesma. Vejamos então. Não parece que estes que ora surgem do nada como protetores de Luiz Lugado tenha capacidade para tal função. Peguemos o exemplo de Vital Mancini Filho, que morreu jovem e atrapalhado finaceiramente. "No Processo 010.07.110903-1 - Procedimento Sumário (Cobrança de Condomínio) - Condomínio Parque Residencial Penha de França ou seja falta de pagamento".Matéria Completa em http://www.folhadanoite.blog.com/
" CIA FIN MAPPIN CFI (GRUPO DE PROCESSAMENTO), VITAL MANCINI FILHO, 0000125 MAGITEL SERVICOS..., 2WL012487, G; - LOTE 0000087 A 0000115 ENCONTRAM-SE APREENDIDOS NO PÁTIO DA 8ª DELEGACIA DE POLICIA RODOVIARIA FEDERAL EM CACHOEIRA PAULISTA/SP SITUADO À R: ANTONIO SACILOTTE FILHO, 380 - B. ALTO DA BOA VISTA - CACHOEIRA". Então, será que eles podem cuidar de Luiz Lugado se não ajudaram o prórpio pai?



Link: http://folhadanoite.blog.com/2011/09/17/5209177/





OBS

FOTOS DE GAROTINHA IDENTIFICADAS COMO SOBRINHA DE LUIZ LUGADO, NO LINK ABAIXO EM CASO DE FALECIMENTO DO MESMO CARECE DE ENCONTRÁ-LA PARA PARTILHA DE SUPOSTOS BENS MATERIAIS DO ARTISTAS. VEJA FOTOS AQUI: http://agenciafm.blogspot.com/2011/04/luiz-lugado-colorista-fotografico.html
 

Nenhum comentário: