Ana Luisa Lacombe, atriz premiada, estreia a Trilogia Faz e Conta – A Turnê em São José dos Campos Após calorosa recepção no FestVale em 2010, Ana Luísa Lacombe volta a São José dos Campos para abertura da turnê do projeto Trilogia Faz e Conta, com o Lendas da Natureza
SÃO JOSÉ DOS CAMPO - SP (BRAZIL) - Nos dias 30 e 31 de julho de 2011, estreia o espetáculo infantil Lendas da Natureza, no Teatro Municipal de São José dos Campos, encenado pela atriz Ana Luísa Lacombe. Essa peça faz parte da Trilogia Faz e Conta, projeto feito em comemoração aos 30 anos de carreira da atriz. Para tanto, Lacombe fez uma temporada em 2010, no Tucarena, em São Paulo, com três espetáculos representativos de sua trajetória: Fábulas de Esopo, Lendas da Natureza e O Conto do Reino Distante.
Em agosto de 2011, a premiada contadora de histórias inicia a turnê da trilogia pelas cidades de São Paulo e principia por São José dos Campos, cidade que a acolheu no ano passado, no FestVale, de forma muito calorosa. A Trilogia Faz e Conta – A Turnê é patrocinada pelo Programa Nacional De Apoio à Cultura (PRONAC).Em Lendas da Natureza, Lacombe faz um mergulho no universo da floresta para contar lendas indígenas que falam dos mitos e das forças da natureza. A encenação é feita com adereços que misturam elementos naturais (sementes, palha e folhas), com lixo reaproveitável (tampinhas, latas e garrafas).
No espetáculo estão dois personagens do folclore nacional, Curupira e Boiúna. Curupira, um ser lendário bastante comum na Amazônia, é descrito como um menino de estatura baixa, cabelos cor de fogo e pés com calcanhares para frente que confundem os caçadores.
A Boiúna tem vários nomes: Cobra d'Água, Cobra Grande, Cobra Preta, Cobra Maria, Boitatá, Mboitatá, Mãe d'Água, Mãe do Rio. Dizem que ela é uma cobra enorme, de chifres pontudos e com olhos de fogo, que faz a gente tremer de medo. Ela vive no fundo dos rios, mas se alguém maltrata a natureza, a Boiúna espera a noite chegar e sai do rio, sobe as cachoeiras e pode se transformar num barco todo iluminado, para atrair as pessoas e levá-las para o fundo do rio.
O APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) concedeu a Ana Luisa, por cada uma de suas atuações nos espetáculos, três prêmios de melhor atriz (2003, 2006 e 2008). Do prêmio Femsa/Coca – Cola, a atriz recebeu nesses últimos sete anos, seis indicações em diversas categorias e prêmio melhor atriz em 2006.
No Festival Nacional de Americana ganhou os três mais importantes prêmios em 2006: melhor espetáculo, direção e atriz. O recém-criado Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro indicou, em 2008, O Conto do Reino Distante para melhor texto e da Secretaria de Estado da Cultura o mesmo espetáculo foi ganhador do Edital de Montagem.
Ficha Técnica
Lendas da Natureza (2006)30 e 31 de julho -
Duração: 45 minutos - Recomendação: 3 a 10 anos
Seleção e adaptação dos mitos indígenas Ana Luísa Lacombe
Direção e texto final Simoni Boer Com Ana Luísa Lacombe
Trilha sonora incidental e direção musical Sérvulo Augusto
Música de abertura Paulo Garfunkel
Música da Chuva Gustavo Kurlat
Concepção e confecção de cenário, figurino e adereços
Ana Luísa Lacombe Trabalho Corporal Joana Mattei
Iluminação Aline Barros
Serviço
Local: Teatro Municipal de São José dos Campos
Rua Rubião Junior, 84, 3º piso – Shopping Centro
Capacidade: 500 lugares
Temporada: Sábado às 16 horas e domingo às 11 horas e 16 horas.
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia)Telefone: 12 3921-7587 / 3924-7300
Informações para imprensa: Canal Aberto Assessoria de Imprensa
Márcia Marques - (11) 3798 9510 / 2914 0770/ 9126 0425
Nenhum comentário:
Postar um comentário