Páginas

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Novas regras para bancos de embriões

A segurança na coleta de óvulos nos Bancos de Células e Tecidos Germinativos e a validação dos procedimentos que exigem tecnologias mais avançadas são algumas das mudanças aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em reunião pública ocorrida na última quinta-feira (25). Outras mudanças envolvem a exigência de informações mais detalhadas para a criação de indicadores sobre os processos desenvolvidos nesses bancos e o termo de consentimento assinado pelos pais.

O texto apresentado para votação, que atualiza a Resolução nº 33/2006, é o resultado da compilação das sugestões recebidas em Consulta Pública pela Anvisa durante os 30 dias em que esteve aberta para envio de contribuições. Conhecidos pela sigla BCTG, os Bancos de Células e Tecidos Germinativos armazenam as células e os tecidos germinativos ovarianos e testiculares, além dos embriões.

Os dados de produção dos BCTGs passarão a ser mais detalhados no momento em que os bancos enviarem seus relatórios para o sistema SisEmbrio, desenvolvido e gerenciado pela Anvisa. Além das informações sobre o número de embriões armazenados, o futuro regulamento da agência prevê que as clínicas detalhem, ainda, o número de óvulos captados e o total de embriões transferidos para as pacientes. http://www.anvisa.gov.br/

Nenhum comentário: