Foto: MDA/AgênciaFM |
Vinte e duas bibliotecas rurais serão entregues para comunidades dos municípios maranhenses de Santa Luzia e de Pedreiras.
Para coordenar os ambientes de leitura, serão capacitados 34 agentes de leitura em Santa Luzia. Esses agentes serão responsáveis por cuidar de 17 bibliotecas, que serão entregues nesta terça e quarta-feira (28 e 29). Na ocasião, também haverá uma oficina de formação para a diplomação dos agentes.
Com o apoio da Secretaria Municipal Pró-Leitura de Nova Friburgo, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que promove o programa, entregou, no último dia 14, cinco bibliotecas para comunidades rurais que foram atingidas pelas enchentes no município da região serrana do Rio de Janeiro. Também serão capacitados agentes de leitura para administrar as bibliotecas nas comunidades.
Os agentes têm papel fundamental no programa Arca das Letras. São eles quem organizam projetos para incentivar a leitura entre os moradores das comunidades. Em todo o Brasil já são mais de 17 mil agentes trabalhando voluntariamente para dinamizar as bibliotecas instaladas pelo Programa. A ação do MDA vai beneficiar cinco comunidades de Nova Friburgo: São Pedro da Serra, Amparo, Córrego Dantas, Vargem Alta e Riograndina (Janela das Andorinhas).
Programa - O programa Arca das Letras distribuiu mais de 8.400 bibliotecas em comunidades de agricultura familiar, de remanescentes de quilombos, assentamentos da reforma agrária, áreas indígenas e em colônias de pescadores. Cada biblioteca contém mais de 200 livros de literatura infantil e juvenil, além de técnicos e didáticos. FONTES: SECOM / http://www.formasemeios.blogs.sapo.pt/
Nenhum comentário:
Postar um comentário