Páginas

quinta-feira, 9 de junho de 2011

"Beleza Selvagem", homenagem a Alexander McQueen


Traje Atlântis - Divulgação
 A mostra "Beleza Selvagem", no Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque, homenageia os 19 anos de carreira do estilista britânico Alexander McQueen, falecido no ano de 2010.

São aproximadamente 100 trajes e 70 acessórios criados pelo estilista, desde suas primeiras coleções, em 1992, quando era apenas um aluno da Central Saint Martins College of Arts and Design, onde dividia bancada com John Galliano e Stella McCartney, em Londres.  A mostra cobre também o período em que McQueen  foi estilista da grife Givenchy, de 1996 a 2001.

Segundo os organizadores, as criações de McQueen geralmente faziam referência às silhuetas marcadas dos anos 1860, 1880, 1890 e 1950, mas traziam também uma sensibilidade inovadora, que o mantinha na vanguarda. Andrew Bolton, o curador,  compara McQueen, que se definia como um "romântico", aos artistas românticos do século 19.

A mostra está dividida em seis seções que representam diferentes facetas da obra do estilista.
As seções trazem diversos temas e inspirações de McQueen - cuja griffe criou o vestido de noiva usado por Kate Middleton no seu casamento com o príncipe William - , como a natureza, os trajes exóticos, diferentes culturas e as tradições escocesas. O estilista, que nasceu em Londres, era filho de um motorista de táxi escocês
Já a exposição "Beleza Selvagem" foi inaugurada com o tradicional baile de gala do Metropolitan Museum of Art, com a presença de celebridades como Madonna, Naomi Campbell, Sarah Jessica Parker, Beyonce e Jennifer Lopez.A exposição segue em cartaz até 31 de julho.

Nenhum comentário: